Publicidade
Notícias

Alta gastronomia com sabor caseiro à beira mar na praia de Itacoatiara

Publicidade

Já ouviram falar do “Pitanga“? É um restaurante que funciona ao ar livre e sob reserva, com vista privilegiada da praia de Itacoatiara e pratos de alta gastronomia com sabor caseiro, bem elaborados pelo talento e a criatividade da jovem chef Jéssica Sabino.

No menu da primavera de outubro, tem como entradas: meze do Pitanga, pães de fermentação natural; carpaccio de polvo, vinagrete de maçã verde e rabanete, espuma de coco com wasabi; carne assada da vó Lourdes, gengibre, coentro e gergelim; salada de manga verde, cebola roxa, flor de sal e pururuca de arroz.

Depois vêm os pratos principais: pescado em trouxa de couve, purê de mandioca, redução de maracujá e farofa de sementes; camarão de alto mar, polvo braseado, cuscuz amazônico e confit de legumes da horta; arroz meloso de pato, chorizo, gema curada, socarrat e abóbora marinada; ravioloni de tomates & mozzarela de búfala e pesto de pistache.

A sobremesa é de cair o queixo: gateau de coco queimado & chocolate branco; gelato de doce de leite; tuile de coco; pavlova, creme de cumaru e coulis de pitanga.

No jardim da casa da Rua das Orquídeas 8 estão cinco mesas decoradas com flores. Dali se avistam a praia com o mar quase sempre revolto, a folhagem verde da restinga e o canto dos pássaros.

A chef Jéssica, apesar de ter feito o curso na Le Cordon Bleu em Londres e de ter passado pelas cozinhas do Gato Pardo, em Lisboa; do Cortile Alessi, na Sicília; e da Taberna do Darwin, em Niterói, não esquece de incluir no seu menu as receitas da vovó.

A ex-aluna do Centro Educacional de Niterói, formada em Geografia, diz que seu interesse pela cozinha começou com as avós Lourdes e Ruth. Grandes incentivadoras, elas lhe ensinaram a fazer o feijão e o arroz, além de muitos pratos maravilhosos que serviram de base para o aprendizado com grandes chefs internacionais e brasileiros.

Jéssica diz estar realizando o sonho de ver as pessoas sentadas ao redor da mesa degustando o que ela prepara na cozinha, num ambiente alegre e descontraído.

O menu completo inclui toda a seleção de entradas, um prato principal e uma sobremesa. Custa R$187,00. As reservas podem ser feitas pelo telefone: (21) 97197-8531.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

1 dia ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

3 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

4 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade