Publicidade
Notícias

Adeus a Fatima Graff e um jantar sempre adiado

Publicidade

Fatima Graff cercada pelo carinho dos netos Bruna, Tiago, Beatriz e Matheus.

“Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje; o amanhã é incerto e pode não vir”. Tive a certeza da importância dessa reflexão com a morte inesperada da minha querida amiga-irmã Fatima Graff. Fomos adiando há mais de ano o jantar que tinha até um restaurante escolhido, o Azurra, que fica no Rio Designer Barra, shopping próximo de onde ela morava. Só não tinha a data marcada. Para diminuir o remorso, estou colocando a culpa no confinamento da Covid-19, que já dura oito meses.

De uma hora para outra, Fatima, 74 anos, foi internada sábado e faleceu na quarta-feira no Hospital Unimed -Barra. Para consolo dos familiares e amigos ela se foi sem nenhum sofrimento. Na quarta-feira (11-11), será celebrada missa às 18h de sétimo dia na Paróquia Santo Agostinho, na Barra da Tijuca. A cerimônia religiosa poderá ser acompanhada  clicando aqui. (ou aqui,  no dia = htpps://youtube.com.br/c/ParoquiaSantoAgostinho/featured)

Conheci a eletrizante Fatima mocinha no curso preparatório do professor Nelino. Dali ela se formou na Faculdade de Letras e Literatura e eu na de Direito da UFF, ficando o contato e a amizade permanente, apesar de nos vermos muito pouco. Professora nata, lecionou português no Liceu Nilo Peçanha, Instituto Abel e São Vicente de Paulo. Sempre alegre e comunicativa, Fatima foi de uma coragem exemplar. Numa época de muitos preconceitos, casou há 54 anos com Valduir, o primeiro irmão a deixar a Congregação La Salle por amor a uma colega de magistério do colégio católico.

O fato de repercussão na sociedade teve o apoio do diretor irmão Amadeu, ícone da educação e do Complexo lassalista  em Niterói, responsável pela formação de milhares de jovens que brilham nas mais diversas atividades no Brasil e no exterior. Depois outros irmãos leigos seguiram o mesmo caminho amoroso, largando o hábito religioso para colocar aliança na mão esquerda em moças de famílias tradicionais da cidade.

Fatima amava e estava sempre antenada nos acontecimentos e na vida dos personagens da cidade. Aqui na coluna estava sempre presente com sua opinião franca e comentários lúcidos e inteligentes. Teve dois filhos, a médica Ana Paula e o especialista em informática Alexandre, que lhe deram os netos Beatriz, Matheus, Bruna e Tiago, paixões de sua vida. Confesso que chorei a sua morte. Resta agora o conforto de guardar na lembrança a imagem da querida irmã superinteligente, comunicativa, falante e de bem com a vida. Descanse em paz.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

2 dias ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

4 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 semana ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

2 semanas ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

2 semanas ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago
Publicidade