Publicidade
Categories: Notícias

 Síndicos poderão executar devedores na Justiça em menos tempo

Publicidade

Os síndicos poderão executar na Justiça com mais rapidez os condôminos inadimplentes. A partir do dia 18/03, com a entrada em vigor do novo Código de Processo Civil (CPC), o inciso X do artigo 784 admitirá como título executivo extrajudicial o crédito das cotas condominiais. A execução será imediata, mas o devedor ainda terá oportunidade de propor um acordo para quitar a dívida.

A cobrança seria mais rápida ainda se a prefeitura de Niterói não tivesse decidido que o espelho do IPTU somente pode ser requerido pelo proprietário, no caso o inadimplente, para que o imóvel seja avaliado por um perito judicial antes de ir a leilão.

A execução extrajudicial foi sugerida pelo Sindicato dos Condomínios de Niterói e São Gonçalo (SinCond) há 16 anos ao então deputado federal Aldir Cabral. Este apresentou o projeto de lei n° 3.13/2000, acolhido depois pela comissão de juristas que elaborou o novo CPC.

A preocupação do SinCond era com a dificuldade na cobrança de cotas condominiais em atraso, porque a lei processual civil estabelecia que o credor deveria valer-se, primeiramente, do Processo de Conhecimento antes da execução propriamente dita. As ações, em alguns casos, demoravam até 15 anos, enquanto aqueles que pagam em dia suas cotas condominiais ficavam sujeitos a “cotas extras” para a manutenção de serviços comuns que os inadimplentes também usam
.
Atualmente, o índice de inadimplência nos condomínios de Niterói e São Gonçalo está entre 12 por cento e 15 por cento. “Mas a tendência é piorar”, afirma Alberto Machado Soares, presidente do SinCond, devido à crise que aumenta o desemprego e causa instabilidade econômica ao país.

– A vantagem trazida pelo novo CPC é que ele acaba com os recursos protelatórios, além de admitir que a cota condominial possa ser considerada um título executivo extrajudicial e, portanto, de execução imediata. O novo CPC traz mais celeridade à cobrança, porque esta ação de execução com valor certo passará pela mediação, a ser feita por juízes e desembargadores aposentados, em vez da conciliação por juízes leigos. Em no máximo 60 dias após a entrada do processo, se não houver acordo com o devedor, a cobrança vai para a sentença e, em seguida, para a execução da penhora do imóvel do inadimplente – diz Alberto Machado Soares.

O único complicador neste processo é a decisão da Prefeitura de Niterói de não fornecer o espelho do imóvel a não ser para o proprietário.

– O espelho do IPTU traz a inscrição, o valor venal e os débitos  do imóvel, dados necessários para que seja feita sua avaliação por um perito judicial. Para obter o espelho, o síndico precisa requerer ao juiz, que então vai oficiar à prefeitura cobrando o documento. O processo vai demorar mais cinco ou seis meses até poder ser despachado para um oficial avaliador. Mesmo que o imóvel vá a leilão, os direitos da prefeitura estão ressalvados, já que ela também é credora privilegiada (primeira a receber). Não vemos utilidade nenhuma em ela negar o espelho do IPTU. Isto só atrasa a própria municipalidade de receber o imposto atrasado – critica o presidente do SinCond.

Gilberto Fontes

Repórter do cotidiano iniciou na Tribuna da Imprensa, depois atuou nos jornais O Dia, O Fluminense (onde foi chefe de reportagem e editor), Jornal do Brasil e O Globo (como editor da Rio e dos Jornais de Bairro). É autor do livro “50 anos de vida – Uma história de amor” (sobre a Pestalozzi), além de editar livros de outros autores da cidade.

Recent Posts

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

2 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

3 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

7 dias ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago

Niterói terá de indenizar jovem que sofreu queimaduras no Réveillon de Icaraí

Justiça considerou que a prefeitura não fiscalizou como deveria a festa da virada do ano…

1 semana ago
Publicidade