New here? Register. ×
×

Triste retrato do abandono em Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 16:14 do dia 17 de abril de 2019
Sobre: (des)assistência
17abr

Apesar da opinião de muitos leitores sobre a velhinha que fica pedindo esmola no sinal da Ary Parreiras com Roberto Silveira, e que depois se junta aos cracudos da Joaquim Távora, continuo a acreditar que ela seja vítima da desigualdade e da falta de uma política pública séria de assistência social da prefeitura de Niterói.

Isto acontece justamente na cidade cujo prefeito Rodrigo Neves, sociólogo por formação acadêmica, já foi secretário municipal e também estadual dessa pasta que teria como obrigação fundamental garantir a proteção socioassistencial a quem dela necessitar.

A velhinha se chama Maria Gorete Magalhães de Araújo, tem 73 anos e diz morar de favor no Morro do Palácio, no Ingá. Gostaria de poder morar em um abrigo de idosos, mas disse que nunca ninguém a procurou para isso. Conta ter vindo de Natal, Rio Grande do Norte, onde se virava vendendo balas. É solteira e sem filhos, desembarcou em Niterói há dois anos em busca de dias melhores, mas ao que tudo demonstra encontrou mesmo foram dias de ainda mais miséria na terra de Arariboia.

A senhorinha humilde que aborda os motoristas em Icaraí recebendo alguns trocados, pão ou biscoitos, está um trapo humano. Subnutrida, suja, com os cabelos brancos desgrenhados e andando sempre descalça, não conseguiu até hoje chamar atenção de nenhum órgão da prefeitura, que recebe milhões de reais do governo federal para cuidar da assistência social em Niterói, mas gasta esses recursos com uma folha de pagamento de funcionários preocupados somente em receber sua grana no fim do mês.

Espera-se uma ação enérgica do Ministério Público para coibir esse descaso com seres humanos, principalmente velhos que vivem largados a própria sorte pelas calçadas dos bairros da cidade.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

31 thoughts on “Triste retrato do abandono em Niterói

  1. Realmente, n damos conta das pessoas(crianças, jovens, adultos e idosos) q são pedintes q são d Niterói, imaginem dar contar d todos q chegarem d outros lugares.
    Outro dia uma senhora, no Centro d Niterói, na porta do restaurante popular, c uma carinha mto triste me pediu p inteirar p ela comer no restaurante e eu a chamei p entrar p eu pagar p ela lá dentro, na mesma hora ela me olhou c MTA raiva e me virou a cara!!! E aí? Como agir???Já em outra vez foi um rapaz, entrei c ele e falei q passasse na roleta e paguei, ele me agradeceu feliz… Realmente estava c fome! N nego comida a ninguém!!! Mas dinheiro n dou!!

  2. Texto completamente parcial e sem fundamento algum. Esse é um problema social muito sério e muito maior do q uma velhinha q pede bala no sinal. Joga a culpa descaradamente no prefeito quando na verdade temos de nos preocupar em sanar esse problema que além de social é de saúde pública também.

  3. Drogas em geral, crack, maconha e outras, são um problema de saúde pública negrigenciado há anos por todos os níveis de governo: Municipal, Estadual e Federal.Como não dá votos,deixam de cuidar, atender e se omitem.

  4. Triste é vc andar pela Rua São João e Amaral Peixoto e ver toda aquela favela em plena calçada. Deveriam ir a Santos SP pra aprender como limpar uma cidade, desse povo abandonado. Albergues em Santos é lotado. Quando chega 18hcomeça a procura por moradores de rua. Aqui é essa vergonha, que dá nojo andar por essas duas ruas. Inconsebivel.

  5. bom dia mas assim eu passo todos os dias ali na rua onde eles ficam pq minha filha estuda ali e ja vi muitas pessoas da prefeitura ali sim ñ to defendendo ninguem mas eles tambem ñ podem obrigar eles a nada ate corativos eles tavao fazendo neles eu vi quando a prefeitura chega todos correm ñ querendo ajuda temos q preucurar saber tambem o q vcs falam pq eu to ali todos os dias ate o niteroi presente passa la e muitos ñ querem ajuda

  6. Nilda , vai morar na lua lá vc mora sozinha sem problemas sociais e vive a sua vidinha de dondoca moradora de Icaraí. Ainda bem que esses problemas cheguem aí também e não só em lugares escusos da cidade, aliás essa é a realidade não só da cidade de Niterói mas de todo Estado do Rio, retrato real da corrupção dos administradores qua aqui estiveram e esse perfeitinho de Niterói estava entre os mesmos agora fica pulando de partido em partido tentando se esconder devia ter ficado na cadeia
    Quando foi solto a gentinha.mediocre de Niterói foi lá fazer festa pra ele.
    Tomara que vcs de Icaraí fiquem cada vez mas aprisionados em seus castelinhos e as ruas cheias da realidade que vcs criaram votando nesses ladrões.

  7. A Prefeitura é sim responsável por oferecer abrigo às pessoas em situação de vulnerabilidade. Como essa senhora vei para em Niterói não tem a mínima relevância, pois pode ter sido atraída justamente pela propaganda de cidade próspera e de melhor desenvolvimento no Estado que o prefeito faz da nossa cidade.

    Se existe verba repassada pela União, está verba deve ser usada na infraestrutura e ações daquela pasta. A despesa com pessoal é de responsabilidade da receita arrecada pela cidade e não do repasse.

    A mesma propaganda que atrai ano após ano mais pessoas para morar aqui e inundar as nossas ruas com motoristas mal educados e ônibus sem ar-condicionado que ainda impera na zona norte da cidade.

    Do trânsito todo mundo reclama, mas ninguém acusa o prefeito por esta desgraça também.

  8. É fácil, muito fácil fazer comentário como “velinha abusada”, “drogada”, “defecou” e achar que essa senhora, que é um ser humano, não mereça proteção, nem ajuda por ter vindo de outro lugar e ter atitudes que não merece respeito, nem ajuda. Convenhamos, porque não acharmos apenas que é um ser humano, desprotegido, que as suas atitudes mostram a fragilidade, o desvio de conduta, por motivos que se desconhece, sem julgar o que a levaram a isso, e mereça proteção diante de tanta precariedade e tristeza?

  9. Bom dia infelizmente tem gente que não se preocupa com as outras , estão se ligando no que elas fazem de errado , não tem Misericórdia delas faltam Deus no coração , elas preferem as Armas do que as pessoas!!! Pensam nisso . Estamos na Quaresma … Assistam o filme de Jesus e vê o ELE fez por nós!!!

  10. Essa história que não tem política de assistência social é mentira. Existe uma equipe em Niterói que tenta recolher essas pessoas, o problema é que não existe lei que as forcem ficar nos abrigos. Como não cometeram crime algum não podem serem “presas”.
    Elas escolhem ficar por aí livres.

  11. Sinceramente, a primeira vez que a vi de dentro do ônibus que eu estava, me senti triste como nunca havia ficado e logo me peguei chorando. É um descaso absurdo oq os idosos passam em Niterói. Aí eu pergunto: onde estão os políticos? Pra que servem? Niterói tá largada. Triste realidade.

  12. Reclama com Cabral e Pesao que são culpados por essa situação de Niterói. Coisas que não estavamos acostumados ver, mas ruas de nossa cidade. Querem arrumar outro Cristo.

    1. Eu concordo com a informação acredito que o nosso país, nossa cidade pode fazer mais para nós. Infelizmente a droga vem sendo algo terrível que é obrigação sim dos líderes desse país lhe dar com isso, claro que temos também que fazer nossa parte porém eles mais ainda. É triste essa situação e com crianças então mais ainda lamentável.

    2. Essa senhora Gorete como é conhecida tem uma casa e família em Papucaia cachoeira de macacu, ela tb recebe um salário mínimo por aposentadoria, e a família que é conhecida ja fez de tudo, ja internou, mas ela sempre volta as ruas para usar o crack livremente.
      Realmente é lamentável, mas precisamos combater o tráfico pesadamente para sim, tratarmos os viciados.

  13. Eu discordo desse discurso falido e digo mais ela saiu a 2 anos de sua cidade natal e veio para aqui como ??? E Niteroi tem que arca com isso? Para de demagogia leva velhinha com vc e aproveita e leva tb os cracudinhos da cidade pra sua casa.

    1. considerá-la como um refugiado vindo de outro país! .. ela não merece ajuda? não de pessoas! . do governo que cobra altos impostos para tornar o Brasil melhor! .

    2. Concordo, provavelmente quem a vê como uma coitadinha só a vê quando passa em seus carrões aqui por Icaraí, pois essa senhora é uma viciada que certamente não ficaria em nenhum abrigo…. Só se fosse a força mais é mais fácil cobrar do poder público sem sabw de perto o que de fato ocorre. A exemplo disso é um menino de apenas 13 anos que fica na mesma condição qu ela ontem mesmo parei para falar com ele e incrível eles conseguem ser piores que adultos e não querem nada com nada!

  14. concordo plenamente com Nilda ! não só ela, tem vários por Icaraí. pedem dinheiro para comprar drogas

    1. Que isso? Então o jornalista que denuncia o descaso de todos os governos, que deixam o Brasil ser uma Índia, miserável e refém da corrupção e agora refém de muitas mentiras, é quem vai dar jeito no social? Vai ler e se.informar sobre as forças políticas que subjazem na falência social.

  15. PAGAMOS TRILHÕES DE IMPOSTOS PARA OS MALDITOS TRÊS PODERES DESSA FALIDA REPÚBLICA COM SEUS ALTOS SALÁRIOS E MORDOMIAS, PARA QIE PROBLEMAS DOS CIDADÃOS BRASILEIROS SEJAM RESOLVIDOS, MAS COMO SEMPRE É O POVO ASSALARIADO QUE TEM DE RESOLVER. SÓ POR QUE CONSEGUIMOS ENXERGAR O NOSSO PRÓXIMO. ENQUANTO ELES SO ENXERGAM O BOLSO DELES. CANALHAS…

    1. Você está certo, simplesmente somos escravizados pelos políticos, a família e próximos a eles estando bem o restante não importa.

    2. É o funcionário público não é trabalhador assalariado? Não entendi e não Concordo com a generalização reacionária contra i servidor público.. vai estudar, fazer prova, se submeter a gestão política e depois de tudo isso, talvez eu possa dar crédito a sua fala é a matéria.

  16. Pagarmos trilhões de IMPOSTOS nesse país, para manter ALTOS SALÁRIOS E MORDOMIAS nos MALDITOS três poderes da República, canalhas CORRUPTOS que simplesmente empurram para o povo problemas sociais que ELES deveriam resolver. Bastaria tirar um pouco do salário de um deles para resolver parte dos problemas dessa senhora, mas caso ela tenha FILHOS ou netos ELES também deveriam ser responsabilizados. POR outro lado CABE as pessoas de bom coração se for possível ajuda-la e não esperar por essa GENTE.

  17. Concordo quase integralmente. O único mínimo detalhe que discordamos é que não dá para se esperar tais atitudes do Rodrigo Neves que finge ser de esquerda.

  18. Nunca vi essa Sra. Mas aquilo está aumentando muito e o que me choca são as crianças. A noite piora muito porque eles se reúnem pra fumar. Tenho pena dos moradores e obviamente dos viciados. Não vejo solução já que eles não podem ser levados a força. E ali tem uma boca de fumo de fácil acesso.

  19. Discordo , sobre não ajudar essa senhora, eu sou testemunha que uma carro estava parado no local com várias pessoas, assistente social tentando levar ela pra AJUDAR e ela foi se afastando para não ir, pq ali tem a droga dos cracudos que ficam ali que o pouco que ganha no trânsito é pra comprar drogas.Infelizmente a maioria dos moradores de rua não querem sair das ruas mesmo quando lhe é oferecido ajuda.

    1. Exatamente. A maioria nao aceita ajuda. Icarai ta lotado de cracudos! A maioria criancas e adolescentes. Que nos abordam de forma agressiva. Moreira César virou casa de cracudo! Sao abusados . Ta um perigo andar por aqui, qualquer hora do dia. E, essa “senhorinha” é bem da abusada e viciada. Outro dia, estava com as calças arriadas e as nadegas encostada no meu portão evacuando. Chamei atenção dela, que respondeu agressivamente. Vive drogada. Só misericórdia divina…

Comments are closed.

Menu