New here? Register. ×
×

Terreno do Salesiano vai abrigar shopping

Escrito por Gilson Monteiro às 14:06 do dia 27 de outubro de 2017
Sobre: Lojas âncoras
27out

Estão adiantados os entendimentos para a construção de mais um shopping em Niterói. Deverá ser construído no terreno do Salesiano, na Rua Santa Rosa, onde fica o campo de futebol, o ginásio e a piscina do colégio. O novo centro comercial deverá ter o mesmo nome do bairro, Santa Rosa.

O grupo Lagoon, que está executando o projeto a ser apresentado em breve à Prefeitura de Niterói, administra um complexo gastronômico e de lazer no Rio, com restaurantes, cinema, bares e casa de shows instalados em parte do Estádio de Remo da Lagoa Rodrigo de Freitas. 

Como âncoras do Santa Rosa Shopping, os empreendedores já conseguiram atrair as Lojas Americanas, Riachuelo, Renner e Camicado. A rede mexicana Cinépolis também já deu sinal verde para participar do projeto com suas salas de cinema.

A uma quadra do futuro shopping já está se instalando o Supermercado Mundial, na esquina das ruas Mario Viana e Padre Lanna.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

52 thoughts on “Terreno do Salesiano vai abrigar shopping

  1. A Instituição Colégio Salesianos com raízes plantadas no mundo já esclareceu oficialmente este fato. Fui educado nos Salesianos e também meus filhos todos profissionais exitosos. Lá estudaram e foram professores meu pai e meu tio. Uma instituição que merece crédito em suas informações oficiais. É nada disso como versado consta de projetos. Coisa bem diversa. Melhor se aprofundar no que está sendo idealizado antes de discorrer sobre conjecturas.

  2. Acaba com o espaço para depois ver a possibilidade de construir outro ginásio. O certo seria construir um novo ginásio e depois o shoping.

  3. Niteroi tá muito ruim !!!! Começou a piorar com a verticalizacao e a ganância pela especulação imobiliária! As gestões públicas não se preocupam com sustentabilidade e qualidade de vida …Triste mesmo ….faltar segurança, saneamento, transporte digno , ciclovias , praças esportivas, teatros …..comércio de rua …vida de Bairro. …. construir shopping iguais e sem graça! !!!!

  4. Muita gente fazendo comentários sem conhecer o projeto. O Salesiano vai receber novos e modernos ginásio, piscina, campo, quadras externas e um teatro ligado ao shoping por uma passarela.

    1. O contrato prevê contrução de todo uma parque esportivo, novo, dentro de área mais atras do próprio Salesiano.

  5. Essa é a visão construir gera emprego já era uma cidade mais bonita vocês que vão construir tão de parabéns quando começar a dar vaga eu sou Rigger

  6. Amando!!! Estudei no salesiano e raramente usávamos a piscina, um semestre somente no 1o ano. Não tem necessidade desse espaço mesmo. A educação do colégio já estava bem engessada, quem sabe agora não se adequam ao século XXI. E quem mora na área só vai se beneficiar! Revitalizar Santa Rosa!!! Ignorante e quem critica Mundial e o shopping!

    1. Ignorância é não enxergar a importância da piscina e das áreas de esporte e lazer que apenas o Salesiano oferece aos alunos. Estimular o aprendizado acadêmico pela prática de esportes é a melhor forma de estimular qualquer criança, adolescente, além de é claro ser um caminho para quem sabe o seu futuro profissional. Estudei no Salesiano de 2007 a 2010 e tive os melhores momentos da minha vida nesta escola. O Salesiano e Abel são as únicas escolas em Niterói que estimulam a prática do esporte junto aos estudos e isso é muito importante, no Rio de janeiro esta sendo ditado um padrão de escolas preparatórias para o vestibular e até mesmo dentro das família a tensão para entrar em uma faculdade ofusca outras possibilidades de vida profissional dos jovens, tipo de coisa que o Salesiano pelo menos na minha época fazia questão de não fazer, se vc tivesse talento e vontade para a banda, teatro, música, ou qualquer esporte, isso era tão apoiado quanto a vontade de estudar e ingressar em alguma faculdade. É uma pena ver o Salesiano desmoronar diante destas escolas como, PENSI, Ph, cursos pré- vestibulares e famílias ignorantes que impõem desde cedo para seus filhos que o único caminho de ser bem sucedido na vida é o acadêmico. Ser ignorante é não enxergar isso.

      O que Santa rosa precisa para melhorar é segurança é um trânsito decente, nada mais.

    2. Um empreendimento que atende exclusivamente a especulação imobiliaria. Temos uma cidade saturada de transito, esgoto e concreto; querem criar mais shopings! Tanta area degradada no bairro. casas abandonadas….e querem justamente acabar com um aparelho util a sua comunidade escolar e que e util a todo p bairro! Shoping quebra o comercio tradicional do bairro, seu entorno fica degradado porque ele nao agrega, mas pelo contrario cria uma ilha dentro do bairro! Isso ao contrario de desenvolvimento so vai trazer degradação ao nosso bairro que tem caracteristicas residenciais e sempre foi assim! Nao a esse projeto ganancioso!

      1. Concordo, Augusto. Precisamos investir nos pequenos empreendimentos, na agricultura comunitária, nos artistas locais, e no plantio de mais árvores e retirada de veículos motorizados das ruas, substituindo-os por bicicletas e pedestres. Só que isso é discurso de “gente nostálgica, que não quer olhar para frente e enxergar o futuro”. O futuro, assim como o presente, está nas coisas simples, pois estas estão sempre acessíveis a todos. Entretanto, o que nossos jovens estão aprendendo nas nossas badaladíssimas escolas (por exemplo, os Salesianos)? A simplificar, democratizar e harmonizar a cidade, ou a valorizar a competição, o progresso material, e o “ser um vencedor”. O que significa esse “ser um vencedor”? Será que significa fechar os olhos para quem não consegue “vencer”?

    3. Concordo com vc. Aquele espaço acaba sendo pouquíssimo utilizado. O gasto acaba sendo maior do que a receita. Isso é muito bom e positivo para Santa Rosa.

  7. Pois é…e no Complexo do Caio Martins!? Ninguém quer investir!? Lá sim pode se investir em qualidade de vida! No entanto, está abandonado!!!! Lamentável.. Aumento da violência inclusive nos shopping também! Nisso não há investimento né..!!?

    1. Porque não municipalizamos o Caio Martins, e a comunidade de Niterói, organizada e envolvida, assume a gestão do complexo? Vale pensar no assunto.

  8. É um absurdo a ganância desses padres!já venderam o terreno de frente que foi doado para a educação.Cobram hoje um absurdo a mensalidade escolar,maior que muitas faculdades do nosso município, estão mandando embora os professores e funcionários antigos…E mais,por serem uma instituição católica são isentos de vários impostos que deveriam ser revertidos em educação para alguns alunos carentes de recursos da nossa cidade! É sinceramente lamentável essa situação! EDUCAÇÃO É TUDO!

  9. Devemos sempre priorizar a educação que é a base de desenvolvimento de um país.
    Para os políticos essa com certeza nunca foi a preocupação deste seguimento, sendo assim vamos assistindo cada vez mais o aumento da violência em nossa cidade.
    Educação, saúde, segurança, transporte, isto sim é que nossa cidade precisa.
    Lamentável!!!!!

    1. Absurdo!! Estou indignada com esta notícia e não consigo acreditar!! Eles irão acabar com a escola.O Salesiano tem tradição nos esportes. Acabando com o ginásio onde os alunos irão treinar? Vão jogar tudo o que conquistaram ao longo dos anos em prol da ganância?? Decepção e revolta!!!!

  10. Acho um absurdo esse fato! Existem outros locais pròximos q necessitam urgentemente de se instalar alguma instituiçâo mais útil, pois jà estâo desapropriados! Que invistam no q sempre investiram: qualidade de vida, esporte, cultura!

  11. O shopping não é ruim para a cidade e se a decisão envolveu iniciativas privadas o município ganha com a construcao de um local que some empreendimentos na área de lazer, comércio e entretenimento. No entanto, sugiro que na parte superior do shopping poderia haver á instalação de um clube público ou atividades esportivas para a comunidade, como exemplo teríamos, Campos de futebol, piscinas, esportes olímpicos. Já pensaram o quanto de marketing positivo este conceito traria para a Cidade????

  12. Os Salesianos sempre se diferenciaram da maioria dos colégios pelo oferecimento de uma formacão integral do cidadão (ciências, artes , humanidades e esportes). Hoje, proliferam as escolas padrao “cursinho”. Escolas que formam um alumo pragmático marcador de questões de múltipla escolha. A ganácia dos padres da ordem salesiana está na contramão do sonho de Dom Bosco. O ginásio tb é usado para feiras culturais e gastronômicas. Sem contar o bom campo com grama sintética. Os burocratas de Niterói só pensam em ShoppingS e prédios. A cidade está uma merda. Queriam fazer o mesmo com o Caio Martins (que pertence ao governo estadual).

    1. Lacerda. Você tem toda razão. Nosso modelo educacional é robotizado, e voltado para a formação de burocratas e tecnocratas, gente que no futuro só conseguirá visualizar prédios cheios de concreto, metal e vidraças, hermeticamente fechados, climatizados, repletos de seguranças fardados e câmeras de vigilância para todos os lados, sem dar a mínima para o que acontece lá fora, no mundo “real”. Esta decisão (que espero não se concretize) reflete fielmente esta mentalidade dita “progressista”, onde o lucro das corporações é a prioridade, em detrimento de todo o resto. Claro que a geração de emprego e renda é importante neste momento, mas estamos investindo mal, em mais isolamento, mais lixo, mais impacto negativo no microclima da região. Os donos do capital são organizados e atuantes. É preciso organizar o movimento contrário também.

    1. Hoje em Niterói é uma luta para se conseguir uma quadra para treinar. Temos o time do Niterói Hagby que vive implorando um espaço para treino. No JEN, O Salesiano, Abel e São Vicente que emprestam quadra.

  13. Niterói não precisa mais de Shopping,esse tipo de empreendimento só é bom para investidor ! Os comerciantes tem que se unir e não participar do projeto! Ainda vai acabar com espaço esportivo ainda poderiamos transformar novos atletas para futuro. O Salesiano esta com dificuldade financeira? A prefeitura poderia ajudar como baixar o IPTU desde que seja priorizado para esporte de inclusão social!

    1. Sério mesmo!!! Baixar o IPTU? Senhor os padres passando dificuldades?Tá de brincadeira né!
      Os padres venderão um prédio onde ensinava crianças pobres,por puro olho grande e agora por ganância vão vender um parte do Salesiano.

  14. Santa Rosa não precisa de shopping! Precisamos de segurança, pois todos os dias temos notícias de assaltos, tiroteios e mortes. Precisamos de transporte de massa com qualidade, todos os dias de manhã o trânsito na Santa Rosa é um inferno. Precisamos da revitalização da água e esgoto, pois cada vez que chove, as ruas inundam e todo mundo fica literalmente na m… Além da falta d’água que enfrentamos já enfrentamos antes do verão chegar,, precisamos o valor do IPTU, que é um dos maiores do Brasil. Precisamos de escolas de qualidade como o Salesianos que agregam nossos e ensinam bons valores para nossos filhos.SANTA ROSA NÃO PRECISA DR SHOPPING!!

  15. Uma escola que tem como âncora o esporte…. que valoriza a saúde física e mental dos seus alunos, que promove matérias em jornais divulgando a qualidade de seu ensino e Humanidade, vai misturar descaradamente ensino e comércio?
    Um shopping plantado no meio da colégio já imaginaram no nível ruído e lixo que um shopping produz?
    Hoje as crianças e jovens tem prazer em permanecer na escola para jogar, brincar, assistir jogos esportivos…. será dificil os pais competirem com a sedução de um shopping.É para lá que os jovens irão para passar o tempo livre.
    Não basta terem vendido o terreno da frente para um hospital?
    Lamentável.

    1. Prezada Kristina,
      1) a âncora di uma instituição de ensino não é o esporte. É o ensino!!! ..e ele continuará a existir.
      2) o ensino não vai se misturar ao comércio. Eles coexistirão, como em qualquer lugar civilizado.
      3) os pais não devem competir com a sedução de shoppings. Nós, pais, temos a nobre obrigação de educar nossos filhos e, inclusive, fazer com que eles saibam definir o que é hora de estudar e hora de diversão.
      4) o tereno em frente, onde hoje se constrói um hospital de altíssima qualidade, era um estacionamento degradado e que em nada contribuía para o entorno e à nossa cidade.

      1. Caro Roério
        Essa é uma coluna onde as pessoas expõe livremente suas ideias e opiniões. Por essa razão respeitarei seus comentários, mesmo não concordando em alguns pontos. Só gostaria de lembrar que no terreno do estacionamento degredado existia também um colégio ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA que foi fechada. Saudações Kristina

    2. Nossa como eu concordo com você principalmente ao que se refere ao egoísmo e ambição desses padres ao vender o terreno onde funcionava uma escola.
      Sinto uma enorme tristeza quando passo em frente ao antigo colégio onde eu estudei e por causa dinheiro acabou.

  16. Vergonhoso e ilegal, pois o terreno usado pelos salesianos foi doado pelo governo somente para fins estudantis. Não pode ser vendido. A ganância destes padres salesianos está destruindo os sonhos de Dom Bosco. Depois reclamam que estão em crise e resolvem fechar seus colégios , deixando alunos e funcionários na mão , desempregados, como aconteceu recentemente na unidade do Rio de Janeiro / Riachuelo.

  17. O colégio que teve sua tradição marcada pelo estímulo ao esporte, vai ser render ao dinheiro de exploração imobiliária. Uma pena… E do jeito que o bairro de Santa Rosa está violento, não duvido que haverá arrastões no local.

    1. Então devemos abandonar ainda mais o bairro? Niteroi precisa mesmo olhar por Santa Rosa, um bairro tão tradicional que tem sido desvalorizado constantemente… vamos pensar nas coisas boas que acontecerão!
      O colégio não irá acabar!

  18. Que bom. Mais um shopping para nossa cidade. Mais cinemas e diversão além da segurança quê o shopping oferece.

  19. Se o colégio prefere o dinheiro, fazer o que? Santa Rosa é um dos piores bairros de Niterói.Assalto, crack. ..tiroteio.

  20. O perigo é que a rua Mario Viana fica do ladinho, e lá é um perigo com favala e casas abandonadas, com tiroteio diariamente, inclusive quase ninguém usa esta via para ir para o Largo da Batalha!
    Lugar bombástico, uma pena!!!!!

    1. Você não deve ser de Niterói, toda a zona sul de Niterói é cercada por favelas onde tem tirroteio constantemente. O famoso polo gastronômico chamado de Jardin Icarai sempre foi Santa Rosa, e até hoje fica coloadinhi com a rua Mário Vianna que é uma ligação com os bairros de pendotiba e região oceânica e sim ela é muito utilizada pois as linhas de ônibus estão passando por lá a décadas, com este novo progresso para Santa Rosa irá melhorar mais a segurança do bairro! Se você mora em Niterói e gosta da cidade não fale mau!!

      1. Faço minhas as suas palavras. Niteroi inteiro está perigoso. A Mario Viana é uma rua como todas de Niteroi e não tem tiroteio como vc está falando e qdo tem é la no Viradouro, no Morro do Estado ou Morro do Catalão que é em Icaraí

      2. Oi. Oficialmente, o bairro de Santa Rosa começa depois da última rua antes da rua Santa Rosa. Sempre morei ali e os correios sempre registravam como Icaraí. Hoje virou Jardim Icaraí. Mas é especulação. O bairro é Icaraí.

  21. Uma escola que tem como âncora o esporte, que e palco de intercolegial e de tantos outros campeonatos na cidade….que valoriza a saúde plena e integral do seus alunos…..tantas e tantas lembranças desses ginásio e, da piscina…primeiro quando eu estudava e depois com meus três filhos!!! Estou chocada , e Inacreditável!! Espero que seja essa mais uma notícia falsa!!😭😭😭

  22. É o progresso, vai dá um levante em Santa rosa.
    Área é q não falta, se o salesiano não quiser compram o clube pioneiros, que nunca voltará ser o mesmo.
    Só afundando em dúvidas e mais dívidas.
    O arrecadado não cobre as dispesas.

  23. E o que vai acontecer com o Colégio Salesianos,tão famoso pelos esportes oferecidos, perdendo essas áreas?

Comments are closed.

Menu