New here? Register. ×
×

Spam telefônico cresce 81% no Brasil

Escrito por Gilson Monteiro às 18:10 do dia 17 de outubro de 2018
Sobre: Ligações indesejadas
17out

O spam telefônico (telefonemas não solicitados) bate recorde no Brasil, o país latino-americano onde o telefone fixo ou o celular mais recebem ligações oferecendo produtos e serviços ou fazendo cobranças indevidas. O levantamento é do aplicativo Truecaller, que identifica e bloqueia ligações indesejadas.

Outra reclamação constante dos usuários de telefonia, principalmente a fixa, é sobre as ligações que atendem e ninguém fala nada do outro lado da linha. O que ocorre é que operadoras de telemarketing usam sistemas automáticos para discar para um número definido de contatos. Quando alguém atende a chamada é direcionada apenas a um atendente operando, e muitas ligações não são completadas.

O Brasil é líder de spam telefônico, com um aumento de 81% das ligações indesejadas em relação ao número de casos em 2017, ou seja, em média cada usuário recebe 37,5 chamadas não solicitadas.

Pela pesquisa do Truecaller, o segundo lugar fica com o Chile onde o spam telefônico aumentou 25% desde 2017, chegando a 21,9 chamadas mensais para cada número de telefone. O México está em terceiro, com aumento de 71% de spam, representando 20,9 ligações para cada linha telefônica.

Em São Paulo, os donos de telefone podem cadastrar seus números para o bloqueio do recebimento de chamadas de telemarketing, desde que o serviço foi criado em 2008 pela Lei 13,226. Mas, ainda assim, as queixas são muitas na capital paulista.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

One thought on “Spam telefônico cresce 81% no Brasil

  1. Acho que sou o campeão dessa infelicidade aqui em Niteroi. E pior , essas malditas ligações sempre ocorrem em momentos inoportunos.. uma perturbação desnecessárias e que essas abençoadas operadoras de telefonia.poderiam evitar, se fossem fiscalizadas. .

Comments are closed.

Menu