New here? Register. ×
×

SOS pela Lagoa de Piratininga

Escrito por Gilson Monteiro às 09:25 do dia 15 de dezembro de 2017
Sobre: Degradação total
15dez

Despejo de esgoto deixa lagoa de Piratininga cheirando mal

Em defesa da Lagoa de Piratininga, ambientalistas e associações de moradores da Região Oceânica realizam domingo, 17/12, às 9h, um ato público para chamar atenção para o estado de degradação que ela se encontra.  “Ligações clandestinas de esgoto e assoreamento deixam a lagoa com aparência horrível e um cheiro insuportável”, dizem organizadores do manifesto.

Em 2013, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assumiu com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) a gestão do sistema lagunar de Piratininga, mas nada fez desde então pela sua conservação e, agora, pretende anunciar um projeto de urbanização dos nove quilômetros de seu entorno, gastando R$ 10 milhões em paisagismo e infraestrutura.

Os organizadores do movimento SOS Lagoa lembram, no entanto, que nas últimas décadas foram feitas diversas ações, como uma ciclovia para demarcar a orla, a construção da comporta do Camboatá, a abertura de um túnel em rocha e a comporta no Tibau e a implantação de uma rede de esgoto na bacia de Piratininga. Mas essas melhorias não tiveram manutenção nos últimos seis anos, deixando a lagoa chegar ao estado deplorável em que se encontra hoje.

Para alertar as autoridades e mobilizar a comunidade do entorno da lagoa, o CCRON (Conselho Comunitário de Região Oceânica) se uniu ao movimento GAP (Grupo de Ação Popular), ao SOS Lagoa, à Amaf (Associação de Moradores da Fazendinha), Puma (Piratininga Unida Moradores Associados), Amjo (Associação de Moradores do Jardim Oceânico) e AMJI (Associação de Moradores do Jardim Imbuí).

A concentração será às 9h na praça em frente ao campo de pouso de parapente no Cafubá, na esquina das Avenidas Paulo de Melo Kale, Francisco Barcelos e Francisco Gabriel de Souza Lobo com a via Chico Xavier (Ciclovia de Piratininga). Depois do evento será feita uma caminhada na trilha da Ilha do Pontal, que fica dentro da Fazendinha.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|