New here? Register. ×
×

Reanimação cardíaca vai ser ensinada por médicos do CHN a padeiros em Icaraí

Escrito por Gilson Monteiro às 18:11 do dia 29 de outubro de 2019
Sobre: Mão na massa
29out

PadeirosA reanimação cardíaca vai ser ensinada a padeiros, confeiteiros e garçons da Confeitaria Beira Mar, em Icaraí, por médicos do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), nesta quarta-feira (30/10). Eles vão aprender a fazer massagem cardíaca utilizando um desfibrilador externo automático (DEA) para aprenderem como agir no caso de uma parada cardiorrespiratória de um freguês do estabelecimento. Serão utilizados manequins para treinamento médico.

A iniciativa faz parte da campanha social “CHN mais vida – nosso coração bate mais seguro em Niterói”, implantada pelo CHN desde 2018 e que foi inspirada em um modelo de Seattle, nos Estados Unidos – a cidade está entre as mais seguras do mundo, com o melhor resultado no atendimento de parada cardiorrespiratória que ocorre fora de hospital.

O cardiologista Rafael Vilanova, coordenador do projeto, ressalta a importância de acionar os serviços de emergência como o Corpo de Bombeiros ou o SAMU.

Prevenção para locais de grande circulação

O objetivo da campanha do CHN é treinar gratuitamente funcionários de várias instituições, públicas e privadas, que trabalhem em locais com grande circulação de pessoas – como clubes, academias, shoppings, padarias, terminais rodoviários e de barcas –, em técnicas de Suporte Básico à Vida (BLS sigla em inglês). O curso também inclui treinamento em ações de reanimação em casos de parada cardíaca com manejo de desfibrilador. Além disso, o hospital instala o DEA e se responsabiliza por sua manutenção.

Desde o início dessa ação social, o CHN já capacitou mais de 600 guardas municipais e está treinando, atualmente, os policiais militares da cidade – mais de 200 já passaram pela capacitação. O Clube Naval Charitas, em Niterói; o complexo esportivo Tio Sam, em Camboinhas; e a XFUSION Academia, em Icaraí, também já receberam o treinamento e tiveram seus equipamentos instalados.

Ilza Fellows, diretora-geral do CHN, diz que “como instituição de saúde, é nosso compromisso zelar pela segurança, bem-estar e qualidade de vida dos niteroienses e dos moradores do entorno. Por isso, em breve, a campanha chegará à Região Oceânica, a São Gonçalo, a Alcântara e arredores. Como temos o DNA da cidade, vamos permanecer investindo de forma ampla e para vários públicos na saúde da região.”

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|
Menu