New here? Register. ×
×

Prefeitura de Niterói não faz trânsito andar, mas reboca carros e multa muito

Escrito por Gilson Monteiro às 16:51 do dia 5 de março de 2020
Sobre: Cidade parada
  • Trânsito parado na Avenida Quintino Bocaiuva
05mar
Trânsito parado na Avenida Quintino Bocaiuva

Trânsito parado na Avenida Quintino Bocaiuva

O trânsito de Niterói está caótico todos os dias, a qualquer hora, em todos os bairros. Na Zona Sul, um morador da Região Oceânica ou de São Francisco está levando mais de uma hora da entrada do túnel Raul Veiga até o Centro ou à entrada da ponte para o Rio de Janeiro.

Os motoristas que têm enviado mensagens à coluna dizem que o maior sofrimento está sendo na Avenida Roberto Silveira, em Icaraí.

Argumentam que não procede mais a desculpa de que a causa seja a obra de alargamento da Marquês do Paraná. A demora é de 40 minutos para percorrer cerca de 1,5 quilômetros entre a churrascaria Mocelin e o Campo de São Bento.

É desleixo da administração municipal. Falta uma política séria de ordenamento do trânsito e do sistema viário. Ao contrário, a Nittrans reboca mais do que nunca os carros que não encontram na cidade áreas de estacionamento suficientes para a demanda viária.

A política do governo do ex-petista e atual pedetista Rodrigo Neves tem sido a de multar e rebocar. Empresas privadas de reboque e de depósito de carros fazem a festa. A prefeitura, por sua vez, cada vez enche mais os cofres da Secretaria de Fazenda com as multas, já abarrotados de dinheiro pela cobrança de um dos IPTUs mais caros do país. Sem falar na dinheirama dos royalties que vem sendo jorrada em Niterói pelos barris de petróleo.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

23 thoughts on “Prefeitura de Niterói não faz trânsito andar, mas reboca carros e multa muito

  1. Guardas despreparados(mandam seguir quando o sinal abre e manda parar quando o sinal fecha, pra que sinal então), quando chove eles desaparecem. Sem contar os “mautoristas”que param nos cruzamentos e passam a frente, pra levar vantagem. Sem contar que na esquina da miguel de frias com Roberto Silveira, ficam as vezes 4 guardas sem solucionar o problema.

  2. Niteroi não tem jeito não é abrindo reversível em horários desnecessário, principalmente dia de sábado, guardas só servem pra
    Multar e ficar apitando quando o sinal fica vermelho e verde, para melhor o trânsito já ajudaria melhorar o preço das barcas de Charitas, abrindo a reversível no horário de pico, acabe com estacionamentos na ruas o problema de Niterói e fazer todo mundo depender do centro

  3. Estou imprecionada com a Prefeitura de Niterói…nem moto tem mais sossego pra estacionar…a prefeitura multa,não deixa notificação pra multar a mesma pessoa várias vezes no mês.

  4. Já passou da hora de fazer rodízio de placa em Niterói. A falta de educação dos motorista também é de assustar, buzinam sem parar e quem sofre é quem mora nessas ruas mais congestionadas. As vezes preciso fechar a casa toda pra abafar o som das buzinas que tocam o dia todo. As pessoas poderiam repensar sua forma de se locomover. Dá pra ir a pé de Icaraí ao Centro da cidade tranquilamente ( salvo alguns casos), mas a maioria não quer abrir mão do carro com ar condicionado.

    1. Finalmente, uma voz dissonante, que sai da vala comum da “culpa é dos políticos” (especialmente quando esses são de alguns partidos específicos, pois quando políticos de outros partidos fazem a mesma coisa, os críticos se calam). Parabéns pela opinião “fora da caixinha”.

    2. Várias famílias em São Paulo têm mais de um carro, justamente para fugir do rodízio. Estive lá neste último carnaval, e o troço é chocante: engarrafamentos segunda-feira de carnaval à noite! As principais vias da cidade estão sempre engargaladas. O sistema de ônibus deles é bom, e nos pontos críticos, há faixas seletivas só para os ônibus. Quem está dentro dos ônibus não sofre com engarrafamentos, o único problema é o constante “pára-pára”, que torna as viagens sempre demoradas, além das longas distâncias – São Paulo é uma cidade muito grande. Em Niterói, o sistema funcionaria muito bem. Proibir estacionamento nas ruas de maior movimento é URGENTE.

      1. Discordo em parte. Vou de carro regulamente para SP, dirijo em toda a cidade. E posso lhe afirmar que pior que Niterói não há. Há mais de 10 anos levava quase uma hora e meia do Cafubá ao Centro e vejo que mesmo com o Túnel nada mudou. Todas as multas que tenho são de Niterói, excessão de uma na Barra, nenhuma de rodovias federais, nenhuma de SP. Aqui além do trânsito infernal, temos todos os buracos da Lua, vendedores ambulantes, pedintes e assaltante, e guardas e câmaras não para nossa segurança e sim como uma forma fácil de arrecadação. A obra que não acaba na Roberto Silveira servirá apenas para q quem estiver engarrafado observar como ficou mais linda e aprazível a cidade. Sinto vergonha. Viva Niterói cidade Sorriso, cidade dormitório.

  5. Prefeitura altamente incompetente . Sabe asfaltar ruas q estão boas , talvez graninha para o bolso de alguém. Desengenharia de trânsito é ótima . Cumpre sua função disseminando o caos . Guardas de trânsito com 2 neurônios somente e no máximo QI 10. Isso tudo é produto da ineficiência do atual governo .

    1. Trabalhe uma semana como operador de trânsito e viva a realidade dos mesmos antes de chamá-los de burros.

  6. É um verdadeiro caos este trânsito, todos os dias e o dia todo. Com a queda da estrada da garganta o trânsito piorou muito, como fluxo todo sendo feito por são Francisco. Acho que teremos que fazer rodízio de placas.

  7. Tá sinistro. Vários aplicativos de transporte de fora rodando no município s regra de quantidade. Estudos mostran que pioraram o trânsito com os.apliticativos sem regras.

    1. Mais vc não deixa de usar o app quando vc precisar né?. Deixa o povo trabalhar. O problema do trânsito não é os app e sem da prefeitura, da guarda e das obras.

  8. É um absurdo este trânsito em Niterói. Em qualquer dia e em qualquer horário. E está prefeitura não faz NADA para melhorar esta situação caótica. Executar projeto tirando o tráfego de Itaipu para o Rio passando fora de Niterói e colocando barcas do Rio para São Gonçalo já melhoraria muito mas não fazem NADA. Absurdo!!!!

      1. Mas você já percebeu como a maioria dos ônibus está quase sempre vazia? Se há linhas disponíveis, por que não há usuários? Se os ônibus circulam com poucos passageiros, isso representa gastos para as empresas com baixa receita, então por que continuam circulando? Será que os empresários “entubam” esse gasto? Ou será que recebem uma compensação? Quem paga por essa compensação? Se é o Estado quem paga, ou seja NÓS contribuintes, por que o sistema precisa ser privado? Por que o contribuinte tem que pagar pelo lucro do empresário de empresa de ônibus que tem baixa adesão de passageiros? Todo o conceito está errado e falido, é preciso repensar tudo.

    1. Canalhas, bando de ratos, sinalização idiota, retornos absurdos, e multa a vontade, vamos ranca los da prefeitura na proxima eleição ate que esse prefeito volte pra cadeia!!

      1. Os onibus, andam em comboio. Sao no minimo 4 juntos, observem!!!
        Isso e um fator, sem duvida, que provoca os congestionamentos. Tbm, claro, a presença dos automoveis de aplicativos, sao excessivo. Niteroi, e uma cidade pequena, nao ha espaço para tantos carros, caminhoes de entrega, principalmente de mercados, ocuoam espaços nas ruas, maes em horario escolar, com suas imensas SUV, parando em qualquer lugar, e tem que ser proximo a escola, a qualquer custo. O transito em niteroi,e uma “ZONA”.
        Nao adianta falar em falta de educaçao, isso ja e constatado, a muito tempo. Falta aplicar a lei, criar, a semelhança de Sao Paulo, rodizios , nao permitir o “jeitinho brasileiro”, nao deixando violarem as leis e a prefeitura tem que atacar os pontos, reconhecidos como provocadores de gargalos.
        Por exemplo: A praca redonda, que divide Charitas de Sao Francisco, e um gargalo.
        Nao devem tirar a praça, mas sim, reduzir o seu diametro.
        Ha muitas intrrvençoes a serem feitas, ha de se ter engenheiros de trafego competente.

  9. Aqui em Itaipu chegaram ao cumulo de rebocarem carros numa rua segundaria e sem nenhum movimento , situada atras da Padaria Versalhes !!! Acabaram com o estacionamento da Agência do Banco do Brasil no trevo da Av. Central e a única opção é a tal rua e parece que foi de propósito !!!!

  10. O caos no trânsito é causado pelo excesso e veículos nas ruas, que são em geral estreitas, afinal de contas, Niterói não é nenhum grande centro urbano. Se alargar as ruas não é uma solução, dada a inviabilidade física – queremos eliminar calçadas e derrubar todos os prédios das vias mais problemáticas? -, que alternativas nos restam? Transporte coletivo bem estruturado e malha cicloviária. Esta última já tem sido tema de amplo debate nesta coluna. Mas e a primeira alternativa? Será que algum dia teremos um eficiente sistema de transporte coletivo, cobrando tarifas justas, estando o sistema não mãos de meia dúzia de empresários que não se mostram lá tão preocupados assim com o bem-estar da população? É bom lembrar que esses empresários não costumam economizar quando o assunto é financiar políticos, especialmente do Legislativo e do Judiciário. Ainda que o sistema seja melhorado, o que só acontecerá se for reestatizado, quantos de nós estão realmente dispostos a abrir mão de transporte individual em benefício do coletivo? Ainda que a prefeitura da cidade mude de mãos a partir do ano que vem, alguém acredita que de uma hora para outra as ruas de Niterói se tornarão oásis de silêncio e tranquilidade, estando nós afundados numa cultura que idolatra carros? Isso é tão infantil e tolo quanto acreditar em seres divinos, criadores do universo num estalar de dedos…

  11. O trânsito de Niterói é uma piada. Guardas de trânsito despreparados e mal intencionados. Não existe uma passarela em toda extensão viária de Niterói. É uma piada sem graça!!

    1. Concordo os guardas não têm critério algum eu estava desembarcando um deficiente físico e o guarda me multou por estacionar em horário proibido ao invés de me ajudar.

Comments are closed.