New here? Register. ×
×

Os avisos da natureza

Escrito por Luiz Antonio Mello às 09:27 do dia 12 de janeiro de 2019
Sobre: Ambiente desonrado
12jan

Nenhuma autoridade brasileira leva o meio ambiente a sério, tanto no planeta federal, como no estadual e no municipal. Os cargos na área em geral são resultado de acordos políticos, interesses, porque até o fim do mundo o Brasil vai continuar deixando que torrem a Amazônia, Mata Atlântica, baias, rios, oceano. A incultura nacional só quer saber do lucro fácil, aqui e agora, devastar logo, rápido, porque daqui a 50 anos poucos ainda vão estar na área, muito menos a própria Amazônia.

Em Niterói a vergonha não é modesta. Essa semana a cidade apareceu no ranking nacional com a segunda maior temperatura do país e houve quem enchesse o peito de orgulho. Ultimamente a cidade só aparece em rankings de desgraça, mas para muitos obtusos o importante é estar na frente e aparecer na TV, não importa em que, como.

A temperatura por aqui só aumenta por uma razão óbvia que até o mais ululante dos imbecis deve ter notado. Niterói está pelada, com poucas árvores, a especulação imobiliária, amásia das autoridades, devora o que vê pela frente; as construções nos morros, de ricos, pobres e medianos (na foto, as mansões na costa de Itacoatiara) ignoram qualquer código de decência, uma lambança alavancada pelo descaramento público.

Quando chove a cidade é tomada pelo esgoto das valas fétidas graças ao lixão deixado pela população em qualquer lugar, que também provocam queda de barreiras arrastando casas construídas em áreas de alto risco. Os muito bem pagos soberanos do poder dizem que a culpa não é deles; o povo esquece e o mundo continua caindo.

Um dos principais atores dessa tragédia é o eleitor, que elege os responsáveis pela desordem em geral, inclusive no meio ambiente. Para agravar, boa parte da população fica em casa, quando muito reclamando no Facebook, mas é incapaz de se unir e providenciar um gigantesco plantio de árvores na cidade, fazendo vaquinhas, contratando profissionais para dar assessoria e passar por cima das autoridades, aquelas que chamam árvore de indivíduo arbóreo e decidem cortar centenas porque acham que não combinam com o mobiliário urbano. Essa é uma das justificativas dos barnabés das revistas de moda ecológica, clodovis do verde (referência ao costureiro Clodovil).

A lista de desonras não para aí. A Lagoa de Piratininga, podre há quase 50 anos, voltou as redes sociais exibindo toneladas e mais toneladas de peixes mortos porque, de novo, faltou oxigênio. Todo mundo sabe que a lagoa está secando e os velhacos dos poderes (todos) ainda não mandaram abrir o tal canal de comunicação com o mar. Estão esperando o que? Há anos que há corretores vendendo terrenos no fundo da lagoa esperando que ela seque. Como também em Itaipu.

Niterói continua fingindo que não ouve os avisos da natureza, mas para dizer que não falaram em flores, alguns bem-intencionados eventualmente dão abraços na lagoa que parecem não sensibilizar quem comanda.

Sharing is caring

Luiz Antonio Mello
Luiz Antonio Mello
Jornalista, radialista e escritor, fundador da rádio Fluminense FM (A Maldita). Trabalhou na Rádio e no Jornal do Brasil, no Pasquim, Movimento, Estadão e O Fluminense, além das rádios Manchete e Band News. É consultor e produtor da Rádio Cult FM. Profissional eclético e autor de vários livros sobre a história do rádio e do rock and roll.
|

13 thoughts on “Os avisos da natureza

  1. E ainda tem gente que diz que a cidade está uma maravilha na administração desse prefeito preso….vergonha!.
    Niteroi cidade tristeza!

  2. Parabéns Gilson Monteiro. Nossa única voz ativa e independente nessa nossa amada Niterói! Se tivéssemos duas dúzias de jornalistas como você estaríamos numa situação melhor.!

    1. Niterói é pródiga na sua legislação ambiental e urbanística. Falta cumpri-la sem privilégios. Em 2007, constatei na minha dissertação 138 comunidades, hoje já muito , muito mais . É a falta de vontade política que impera.

  3. Enquanto as autoridades e os responsáveis pela fiscalização estiverem trabalhando com o objetivo de embolsar uma propina as coisas serão sempre dessa forma… as autoridades deveriam seguir com uma restruturação nos departamentos públicos e contratar profissionais qualificados, invés de colocar maninas bonitas ou cabos eleitorais com seus eleitores de cabresto.

    1. Faz uma reportagem sobre o crime que bandidos ligados a prefeitura de Niterói estão cometendo contra as lagoas de Itaipu e Piratininga, tudo em prol do mercado imobiliário deve tá rolando muita grana.

  4. A lista de fatos realmente, que confirma o abandono da cidade nâo termina aí! A violência no dia-a-dia que fez com que os moradores da cidade mudassem hábitos de sair á noite ou de manhâ muito cedo, estâo alterados pelo medo de assaltos e invasôes!
    A solidariedade entre as pessoas foi intensamente abalada por esta insegurança quando vemos alguma pessoa pedindo ajuda, por considerá-la suspeita! É decepcionante nâo podermos contar com a ordem e a proteçâo dos cidadâos numa cidade que já foi organizada e tranquila para se viver!

  5. Pois é tudo ai é fato , povo sem educação com lixeira na cara mais prefere comodidade e imundice, tem que ter fiscalização mais também , EDUCAÇÃOOOO, poxa isso irrita demais akele monte de bolsa em todos os lugares e quando a chuva vem e acaba com tudo quer reclamar , ai gente é muito Complicado falar porque não vejo atitude de ninguém em nada, hora nenhuma se cada um pobre ou rico fizesse sua parte as coisas seriam bem melhores pra início de conversa ! 😡 vivemos num país lindo onde o que mais falta é gente boa pra viver nele , coisa que aki não tem povo contaminado por tudo de errado !

  6. Já foi considerada uma das melhores cidades no quesito qualidade de vida… hoje só acumula coisas ruins por conta do crescimento desordenado e da falta de fiscalização. Triste o que acontece com a cidade onde nasci e qua amo.

  7. Realmente. Morp em Piratininga e do meu apartamento vejo a lagoa tão li da com a floresta atrás. Pena estar sendo tão maltratada pela especulação imobiliária. Por que não abrem o canal?
    Os moradores da comunidade da ciclovia joga quilis de lixo em suas águas!
    Até quando?

  8. Parabéns, muito bom artigo! Não adianta só reclamar, precisamos agir. Mesmo porque, Niterói está sem comando…

    1. ” …dia virá, e a conta do extermínio nos será cobrada em vidas. A cada árvore cortada, tombará um de nós!”

Comments are closed.

Menu