New here? Register. ×
×

Moreira César sofre urbanismo sem nexo

Escrito por Gilson Monteiro às 14:19 do dia 11 de janeiro de 2019
Sobre: Parklets x rampas
11jan

Os moradores e comerciantes da Rua Moreira César, em Icaraí, que aguardam desde 2015 a prometida obra de revitalização do point da moda niteroiense, foram surpreendidos na tarde de quinta-feira (10/01) com a instalação de um trambolho de madeira ocupando duas vagas de carros, em frente ao Shopping Central Prime. A revitalização deixou um rastro de prejuízos ao comércio no natal daquele ano antes de o projeto urbanístico ir para o fundo de uma gaveta.

Agora, numa nova intervenção sem nexo na rua mais movimentada da Zona Sul niteroiense, a prefeitura permite a instalação de um segundo parklet (espaço de lazer e convívio em área contígua à calçada) em Icaraí. O primeiro fica na Rua Capitão Zeferino, em frente à Temakeria, que o mantém. O que a população mais estranha é a instalação deste equipamento estar sendo feita sem levar em conta a necessidade de circulação de carros e pedestres na estreita e congestionada Moreira César.

Arremedo de projeto criado originalmente em São Francisco, nos Estados Unidos, onde as ruas têm espaços bem mais generosos do que as de Icaraí, o parklet está sendo visto apenas como um remendo da obra de revitalização que em 2015 foi anunciada, ali mesmo em frente ao Central Prime, pelo prefeito afastado (e preso) Rodrigo Neves, mas que logo, diante de tantos erros de execução. acabou deixada de lado pela prefeitura.

Tira rampa e cria vaga de carros

Ao mesmo tempo em que a prefeitura permite a instalação desses parklets pela iniciativa privada em Niterói, que ocupam duas vagas de carro, cada um, ela compensa a Niterói Rotativo (empresa privada que explora o estacionamento na Moreira César e em muitas outras ruas da cidade) acabando com uma rampa de acesso para cadeirantes em frente ao Shopping Icaraí para dar lugar a veículos.

Este é um assunto para o Ministério Público apurar e evitar a ocupação irregular de uma rua pública, assim como defender a existência de rampas de acesso às calçadas justamente em Icaraí, o bairro onde vive grande parte da população de 86 mil idosos de Niterói.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

8 thoughts on “Moreira César sofre urbanismo sem nexo

  1. Só reclama quem é refém de carro!! Morador do bairro nao aguenta tanto carro pelas ruas de icaraí!!!

    Não moradores, usem transporte público!!!! E moradores que reclamam, usem bicicletas ou uber!! 7 reais não deixa ninguem mais pobre!!!

  2. Bom..eu achei que ficou ótimo e não vejo grandes problemas em ocupar 2 vagas .isso será uma tendência em Icaraí e outros lugares do estado

  3. O espaço publico de Niterói hoje , NÃO TEM DONO !!! No Jardim Icaraí temos que andar pelas ruas , pois as calçadas estão ocupadas por mesas e cadeiras de bares e restaurantes !!!! O Campo de São Bento centenas de barracas ocupam as vias internas !!! Calçadão de Piratininga ocupados também com mesas e cadeiras dos Quiosques !!! Em Icaraí ruas abarrotadas de barracas de camelos , dificultando a passagem dos perdestes e prejudicando as lojas legalizadas !!! No Centro de Niterói desnecessário qualquer comentário sobre o descaso !!!
    O caos proporcionado pela omissão da Prefeitura chegou a Região Oceânica de todas as formas , puxadinhos diversos nas calçadas , comércios com exposição de produtos nas calçadas , poluição de letreiros de todos os tipos !!! Sem se falar nos absurdos das licenças para Academias de Ginasticas de 200 a 400 alunos e creches e escolas particulares sem nenhuma vaga para automóvel , isto num bairro residencial e horizontal , onde o deslocamento das pessoas em sua maioria ocorrer por automóveis !!!

  4. O “prefeito” preso e aqueles que estão ainda na prefeitura querem acabar, definitivamente, com a cidade. Por que ao invés de investirem fortunas em obras que não darão em nada, não procuraram revitalizar o centro da cidade, consertarem as calçadas de Niterói como um todo, pararem de cortarem árvores, pois parece que esses anencéfalos não entendem que precisamos de oxigênio. É lastimável.

  5. Isso se chama PROGRESSIVISMO com base me propinas.. Típico de idiotas da ESQUERDA, o mesmo que HADDAD fez em São Paulo com ciclovias no meio do ** dele… e que o Rodrigo Neves tb faz…

    SOCIALISTAS PETRALHAS SEDENTOS POR ROUBAR FAZEM OBRAS SEM NEXO..

  6. Lamentável, se achar uma vaga em Icaraí já é uma árdua tarefa, imagina agora se resolvem instalar parklets em todos os lugares. Desrespeito aos moradores!!!

Comments are closed.

Menu