New here? Register. ×
×

A má qualidade da Uber e da 99 em Niterói

Escrito por Luiz Antonio Mello às 08:35 do dia 15 de junho de 2019
Sobre: Transporte ruim
15jun

A opinião é de muitos usuários. De uma maneira geral o serviço da Uber e 99 estão muito ruins na cidade. Muitos carros da 99 rodam caindo aos pedaços – são comuns faróis e lanternas queimados, suspensão batendo, freios chiando. Não são carros velhos, mas mal tratados.

“Já peguei carros ano 2017 aqui num estado lamentável, com problemas sérios devido ao mau uso e outros com até 20 anos de uso em excelente estado. O que vale é a manutenção básica, simples, rotineira, que motoristas de aplicativos muitas vezes não fazem e o carro ‘acaba’” , explica o experiente mecânico Jorge Leme.

O pior quer alguns desses maus motoristas tentam justificar a lambança. Dizem que “economizam” porque a 99 é mais barata do que a Uber. Um argumento esdrúxulo do tipo “o serviço é porco porque é mais barato”.

A Uber embolsa 25% de cada corrida e a 99 fica com 10%. A Uber tem carros um pouco melhores, mas muitos motoristas também dirigem mal. Não conhecem Niterói, alguns não sabem sequer mexer no GPS, outros andam com insulfilm preto no vidro da frente, afrontando a lei que exige, no mínimo, 75% de transparência. Sem enxergar nada botam em risco a própria vida, a do passageiro, de outros motoristas, pedestres, ciclistas.

Tanto na 99 quanto na Uber muitos motoristas desconhecem as leis básicas do trânsito. Param em qualquer lugar e acham que ligando o pisca alerta está tudo resolvido. Onde o trânsito já é um caos, é comum vermos os carros parados em local proibido, parada de ônibus, em frente a uma farmácia ou bloqueando um cruzamento, outra “especialidade”.

Como a maioria absoluta dos motoristas não é de Niterói, vagam como zumbis perdidos pela cidade. Pobre passageiro. Disputam o ranking da bandalha com motoqueiros (alguns agora rodam sem placa), sem escapamento, muitas vezes sem capacete carregando nas costas caixas com os dizeres Uber Eats, iFood, ou verdadeiros armários gigantescos. Fora os moto táxis piratas.

Na Uber e 99 motoristas sérios e responsáveis reclamam dos maus colegas. “Alguns alugam os carros, não fazem manutenção, rodam o dia todo e sequer trocam uma lâmpada. Isso compromete a imagem de todos”, comenta um motorista de Uber dono de um Chevrolet Cobalt. “Estou há dois anos no aplicativo e só vejo a situação deteriorar, mas o outro (99) está bem pior.”

No apagar das luzes do ano passado o governo federal implantou a placa Mercosul (com quatro letras) e como não exige mais a identificação da cidade onde o veículo está emplacado (não existe mais o brasão), ninguém sabe de onde é o carro.

O motorista de um Toyota Etios que trabalha nos dois aplicativos comentou que “muitos são diaristas (proibido, por sinal), prestam serviços para o dono do carro, pagam uma diária, tem que faturar custe o que custar.”

A 99 pertence a empresa chinesa Didi Chuxing. Já a pioneira Uber é norte americana com sede em São Francisco, Califórnia. As duas começaram a atuar por aqui oferecendo um bom serviço, mas com o passar do tempo e o acirramento da concorrência estão longe do que eram no início. Impera a ganância, a falta de respeito.

Muitos motoristas estão deixando a Uber porque a empresa se recusa a configurar o sistema para informar o destino da corrida quando um passageiro chama. “Quando somos chamados não temos a maior ideia de onde está o passageiro e várias vezes aceitei corridas sem saber para onde e acabei entrando em lugares muito perigosos. Quando fui assaltado e espancado perto do Salgueiro, em São Gonçalo, passei a recusar chamados e por isso fui excluído da Uber mas estou aliviado. Na 99 sabemos de onde é o chamado assim que ele é feito”, diz o motorista de um Fiat Punto.

Além dos carros em péssimo estado, também enlouquecem os usuários os motoristas que não conhecem a cidade. “Peguei um que além de nunca ter vindo a Niterói não sabia mexer no aplicativo que utiliza o GPS. Eu tive que ficar ensinando, apavorado, porque ele estava nervoso e só fazia besteiras no trânsito. Foi uma experiência horrível. Tive vontade de pedir para dirigir no lugar dele”, contou um usuário.

Uma professora lamenta. “Tinha tudo para dar certo, uma pena. Pior é o fato da 99 ser mais barata o que quase nos obriga a andar em seu ferro velho. Uma corrida que a Uber cobra 14 reais, na 99 as vezes sai por 7. Se a Uber fizesse o mesmo preço eu trocaria, mesmo com motoristas péssimos”.

Um bancário é enfático. “Ando nesses carros porque, felizmente, há três anos não sei o que é um táxi amarelo, aquele do Rio. Um antro de marginais, arrogantes, grosseiros. Sei que a Uber caiu muito e que a 99 é um lixo, mas por pior que sejam são mil vezes melhores do que os táxis do Rio. Táxis de Niterói? A maioria dos motoristas é boa, mas é caro demais, um absurdo”.

Enquanto se estapeiam na caça de passageiros pela cidade Uber e 99 esquecem que, em greve, vai começar a operar por aqui a espanhola Cabify, que com um alto padrão de atendimento (no Rio é o maior sucesso) tem tudo para abocanhar o mercado. Afinal, Niterói é uma cidade que não tolera ser mal tratada.

                                                  ###

Emocionante o lançamento do livro “Toca o barco – Histórias de Ricardo Boechat contadas por quem conviveu e trabalhou com ele”, terça-feira no clube Rio Cricket. Lançamento da Editora Máquina de Livros, de Luiz André Alzer e Bruno Thys. Salões super lotados, concerto da Orquestra da Grota, dezenas de bolas de futebol. A presença de Dona Mercedes, mãe do jornalista, emocionou a todos. Uma festa que aconteceu por causa do empenho de Gilson Monteiro, um dos melhores amigos do Boechat. “Toca o Barco” está em todas as livrarias do país, e também no sitewww.maquinadelivros.com.br .

# Revolta geral em Icaraí, Ingá e Santa Rosa. Uma dupla que há anos circula numa Kombi pelas manhãs anunciando que compram coisas velhas pelo alto falante resolveu abusar de vez. Aumentaram a potência do som, (o barulho está insuportável) e o “locutor” resolveu…cantar. É muita cara de pau.

# Ótima a programação do Centro de Artes da UFF. Criativa, variada, rica. Confira:http://www.centrodeartes.uff.br/

# Como se sabe, Niterói é uma cidade extremamente musical e ama também o rock e o blues. Por isso, milhares de fãs daqui estão inconsoláveis com a morte do vocalista André Mattos, aos 47 anos, de provável ataque cardíaco. Fundador do grupo Angra ele cantava na banda Shaman, ambas de metal fusion, ou metal melódico.

# A edição da semana do programa A Onda, que produzo e apresento na Rádio Pedal Sonoro, já pode ser ouvido em podcast. É só clicar aqui https://bit.ly/2IDFYrt

#  Os preços das mensalidades dos planos de saúde individuais subiram, em média, 382% em 18 anos, de 2000 a 2018. O aumento ficou muito acima da inflação oficial do país no mesmo período, de 208%, e também foi mais que o dobro da inflação do setor de saúde, de 180%.

 

Sharing is caring

Luiz Antonio Mello
Jornalista, radialista e escritor, fundador da rádio Fluminense FM (A Maldita). Trabalhou na Rádio e no Jornal do Brasil, no Pasquim, Movimento, Estadão e O Fluminense, além das rádios Manchete e Band News. É consultor e produtor da Rádio Cult FM. Profissional eclético e autor de vários livros sobre a história do rádio e do rock and roll.
|

98 thoughts on “A má qualidade da Uber e da 99 em Niterói

  1. Esse povinho de Niterói é exigente mesmo,o motorista vem do Rio,Baixada ou São Gonçalo e o aplicativo toca em Niterói os motoristas não vão aceitar?Tarifa baixa que eles pagam os motoristas tem que voltar para suas áreas andar 20,30 kms vazio,isso acontece com taxista também quando vão para outros municípios que não são os de origem.Em relação aos carros na plataforma tem como escolher carros melhores Black,mas vão reclamar do preço,povinho sem noção,dias desses fiz 3 paradas vindo do cafubá,parei em São Francisco,Icaraí e depois na Roberto Silveira,teve um cara de pau que falou pq não fomos de ônibus e depois barca,eles estavam indo para o Rio,para pagar um valor de 44 reais.Foram no ar,escutando música,no conforto sem perigo,e sem paradas.

  2. Eu faço só Uber em Curitiba com meu grand Siena 1.6 na madrugada e: tenho conseguido minhas metas semanais de 1.300 a 1.500 trabalhando aprox 7 a 9 HR/noite e a manutenção do meu carro que é praticamente zero, pois o desgastes prematuros depende da sua condução, trocas de óleo todo mês, o álcool aqui está $2.59…enfim… Curitiba tem uma vantagem por não ter seus bairros muito distantes uns dos outros e tbm uma cidade praticamente plana…. Sem aqueles “morros” que fazem derreter sua embreagem.kkkkk então acredito que esse é um dos motivos pelo qual não haja desgastes pré maturos, aliás o que desgasta é o canto da espuma do assento do banco. Experimentei rodar um dia em ponta grossa (cidade vizinha) praticamente só morros e vi que em Curitiba é show. Quem mora em CTBA e reclama que tudo irá em manutenção, é pq não sabe sequer conduzir de forma econômica um veículo. Eu procuro sempre tratar bem a todos, mesmo aqueles passag. Que são inconvenientes e tbm não tem limites com bebidas. Mas esses casos, para cada um se faz necessário um tipo diferente de atitude de nossa parte (motorista) para que não fique ruim pra nenhuma parte. Se eu vejo que aquele passag vai me causar algum problema já aborto a corrida.

  3. Acho que o senhor está muito mal informado sobre os motoristas de app, mas eu convido o senhor pra uma corrida grátis, até pq aí em Niterói a corrida já é quase gratuita mesmo, então praticamente não vai fazer diferença, pra lhe dar uma boa experiência nas corridas de app. Confesso que teria vergonha de escrever essas coisas que o senhor escreveu, pois trata-se de pais de família que estão tirando o seu sustento dessa atividade, e não é nenhum absurdo o que eu vou falar, e por experiência, o passageiro de Niterói na maioria das vezes é o mais mal educado, inclusive mais do que os de São Gonçalo, pois sequer dão um bom dia quando entram no carro, parece que tem um robô no lugar de um ser humano.
    Quanto a parar em locais proibidos, são os próprios passageiros que não sua maioria nos obrigam a realizar tão infração de trânsito, pq se recusam a parar do lado esquerdo da pista, ou à atravessar a rua quando chegamos no local e na maioria das vezes nos ameaçam com a avaliação caso não fizermos o que eles estão impondo.
    Duvido muito que vc realmente utilize com tanta frequência assim o serviço de app, certamente sua impressão não seria a descrita nesse artigo.

  4. Quem não está satisfeito que saia!!!!
    Acho que a taxa da Uber e 99 tem que ser 50% parceria é isso meio a meio….
    E a tarifa dinâmica tem que acabar…
    Carona tem que ser de graça!!!!

    1. Quer pagar 7 reais na tarifa e andar de bmw?com esse falor tem que andar de corsa wind

    2. Olá! Eu sou o Antônio taxista aqui em Fortaleza? É concordo com os argumentos de alguns motorista de aplicativos pois trabalho com aplicativos a diferença é que sou cadastrado e fiscalizado pelo poder público, e quando se diz que o que ganha em corridas de aplicativos não dá para se manter-se e também manter sua ferramenta de trabalho ou um ou outro vai ficar sem manutenção, o que está acontecendo carros de aplicativos e táxi estão ficando sucateados pois o faturamento não dá para suprir todos os gatos

  5. São dois lixos de empresas, tanto Uber como 99. Tarifas baixíssimas, que a longo prazo os motoristas começam com carro novo e só terão sucatas para andar. Pois os custos com o carro e principalmente a depreciação ninguém leva em conta na hora dos ganhos. E a culpa é nossa, motoristas, que aceitamos trabalhar por esses lixos de empresas que nos exploram e nos pagam uma miséria. Tem muitas cidades que tem aplicativos locais que pagam muito melhor que essas empresas americanas e chinesas. Se os motoristas fossem unidos e desligassem Uber e 99 para trabalharem onde nos pagam melhor não ficariamos tanto na rua correndo riscos o tempo todo, pois estamos virando escravos e zumbis sem tempo para nossa família. Quem faz e manda nos aplicativos são os motoristas, só que não enxergamos isso ainda. Vamos trabalhar para quem nos paga melhor. Chega de sermos explorados por essas empresas multinacionais que só nos sugam e ainda levam todo o dinheiro para fora do país.

  6. É so os apps melhorarem o valor das tarifas e vao ter carros mais impecáveis pois aqui a gente não trabalha so pra manter carro inteiro temos contas pra pagar também ou seja quem tem culpa disso tudo são as empresas uber e 99 pop

  7. O problema é que nos motoristas de aplicativos não recebemos o suficiente para pagar nossas contas e para fazer a manutenção preventiva dos veículos. Se não os passageiros teriao um veículo durinho e sem barulhos. Se os passageiros estão achando rui… Vao para a V1 que só tem veículo novos e o motoristas não tem dispensas com nada.

  8. Só se for em Niterói mesmo, porque por aqui no Engenho Novo, Méier, Tijuca, Lapa e Vila Valqueire, os carros são novos em excelente estado e o atendimento é maravilhoso 😎👏🚗👍

  9. Sou jornalista e motorista de aplicativo e nem consegui terminar de ler todo o texto, além de informações erradas, o texto não condiz com 1/3 da realidade.
    Começando que a Uber fica com até 45% e a 99 17%.

    1. As pessoa não sabem o perigo que esta correndo neste tipo de tranporte,pois os motorista nao tem curso de direcao defensiva e nao pode andar com o carro em dias pois nao ganha nem para as despesa, pois a mior parte fica com o apricativo soa todos enganadodo, falo esto com a esperiensa que tem de 40 anos dirigindo por este mundo a fora.

  10. Uber só compensa como carona remunerada, tipo se vc usa o carro para trabalhar, dá para trazer alguém na volta para casa, para abater o custo da gasolina.
    Como atividade profissional, não compensa. A tarifa do aplicativo é muito baixa para fazer a manutenção do carro.

    1. Penso da mesma forma, esses APP’s seriam para complementar renda, mas em tempos de crise seu uso foi desvirtuado para atividade principal.
      Cheguei a pensar em utilizar para transportar pessoas no trajeto casa x trabalho e trabalho x casa, pois ajudaria no combustível e estacionamento, más como não se sabe o destino do passageiro antes de aceitá-lo, temi por ter que sair completamente do trajeto habitual.

  11. Se a Uber e principal a 99 pagasse melhor os motoristas talvez sobrasse dinheiro para a manutenção do veículos.

  12. Parabéns aos motoristas de aplicativos que estão com carros caindo aos pedaços, pois estão oferecendo aquilo que recebem doa aplicativos – valores super baixos – não tem como colocar um carro novo com viagens a 6,20 com 4 pessoas, ar ligado …. Esta política do baratinho para o benefício dos usuários é nada mais que um tiro na perna, pois os motoristas não vão ter dinheiro para compra de um carro mais novo. #somostodoscarrosvelhos

  13. Bom dia pessoal !!!!

    Esquecem a Uber e 99 vêm andar comigo!!!!

    Respeito, segurança e qualidade no serviço.

  14. Realmente existem muitos motoristas de aplicativo que não conhece a cidade onde anda , mais o pior é o morador que mora na cidade. Em sequer desse pra esperar o carro fica parado em local proibido e acha porque está pagando não pode sequer ir ate o carro embarca ,as vezes o motorista tem que fazer contra mão porque tem que parar pra desembarcar ou embarcar no portão do suposto passageiro que além do motorista teria que sequer conhecer o lugar seja em Niterói ou qualquer lugar do rio , a reportagem disse que os carros está com mal conservação mais não vi de modo algum a reportagem falar da mal conservação das vias do rio de janeiro pô eu por exemplo já vou ter que fazer manutenção na suspensão de meu carro eu tenho um Toyota Corolla ,e não sei nem se eu continuo a trabalhar com aplicativo porque o gasto da manutenção é maior que os ganhos na corridas pra ter uma reportagem pra dizer que os motoristas parece zumbi nas ruas quando nem sequer os motorista sabem que vai embarcar no seu carro ,eu acho que esse mecânico que fez esse comentário de mal conservação de veículo é muito lambão e ninguém quer fazer serviço com ele pra ele está tentando queimar os motoristas

  15. Uma mentira foi contada nesse texto, onde ele fala que já pegou carro de 20 anos bem conservado. Amigo, se você andou em um carro de 20 anos, certamente não foi nos serviços Uber ou 99.
    Outro problema dessa colocação, é que os carros estão de acordo com o que a população gosta, afinal, com o o sistema de avaliação, os maus motoristas são excluídos rapidamente da plataforma.
    Em última instância, você não é obrigado a utilizar o serviço, o táxi, o ônibus e metrô ainda são opções para quem não se identifica com o serviço de transporte por aplicativos. Você pode também criar um serviço próprio com proposta e nichos diferenciados.
    Então

  16. Ou é bom, bonito ou barato.
    Não existe os três juntos.
    Quer andar de carro novinho? Localiza está cheia deles.
    Passageiro era pra entrar dentro do carro de app e levar bala e agua gelada pro motorista.
    Vc esta pagando pra te levar e não esta comprando o carro, o povo é muito ignorante.

    1. Nos dois últimos meses fiz um teste. Não usar o carro para me locomover no município de Niterói. Descobri que é muito mais prático e econômico. Em abril gastei aproxidamente R$ 890,00. Em maio foi aproximadamente R$ 1.000,00.
      Se eu somar todas as despesas com meu veículo: impostos, estacionamento, combustível, manutenção, fora a depreciação. Descobri que é muito mais econômico e prático utilizar os serviços Uber e 99. Já peguei carros lixos no Uber e carros maravilhosos no 99. Aliás vejo os motoristas que utilizam os dois sistemas muito mais satisfeitos com o 99.

    2. Tem pessoas que fala que taxi e caro, não anda a anos taxi .Rio até 40% melhor conhece a cidade vai de taxi vc não fica perdido kkkkkk

  17. Parabéns pela matéria. Expôs na íntegra a realidade. Só que o pior de tudo, é o caos que esses apps estão causando no transito, que já era ruim, agora está insuportável. A qualidade de vida foi a zero.

    1. Acho q vc é daqueles q não usa aplicativo.aplicativo veio a somar aos mais necessitados a locomoção é não aos q tem locomoção própria vc sabe disso.

  18. Passageiros reclamam dos carros, mas são eles mesmo que o destroem.
    Infelizmente em alguns lugares tem que ser carros acabados mesmo, pois muita gente sequer tem a educação e o cuidado com o veículo.

  19. Criticar Motoristas e Veículos e muito Fácil por qual motivo usuários insatisfeitos utilizam ambos serviços ainda? Muita sim a resposta como 80% da população são de classe baixa, sem educação estudo e informação ou condição de se quer pagar por transporte que cumpra suas exigências e não enxergam que o preço e acessível as condições de transporte veiculos cujo qual a responsabilidade de verificação de dos órgãos compententes e não de usuarios ainda mais se referindo de Niteroi onde possui transporte de peruas ônibus taxis tudo sucateados e parte da cidade e sua população sem condições de atender seja por qualquer meio.

  20. Sai de casa hoje de madrugada moro em Duque de Caxias baixada fluminense hoje é estou voltando pra casa.
    Motivo.
    Peguei duas pessoas na porta de casa pra levalas no trabalho corrói risco de ser roubado porque de madrugada e bem mais perigoso.
    De madrugada o risco de acidentes e maior porque os carros muitas das vezes avançam os sinais pra viagem da 7:40 e o passageiro de paga com uma nota de 10 reais vc da 2 reais de troco ele ainda fica esperando 60 centavos de moedinhas.
    Ainda que qualidade de serviço.
    É muita cara de pau.

    1. Boa noite pessoal, pois é eu faço aplicativo na cidade do Recife a dois anos e nesse tempo venho gastando bastante com manutenção do meu veículo, mas é cansativo vc pegar vias esburacadas, enchentes, trânsito terrível, sem falar nos riscos de vida, perdi amigo em assalto, taxas alta pelo uber, qualidade de vida ruim, sem falar que tem clientes que solicita um carro com total irresponsabilidade fazendo agente entrar em locais terrível muitas vezes em becos sem saídas, em vias que não se pode nem parar, e se vc não para pra ele no final ainda te prejudica na Plata forma,. Clientes c criança e muito mais, ai vem pessoas que não sabe da nossa realidade pagar $6,50 numa viagem e ainda fala da qualidade dos veículos.

  21. O que acontece é que muitos passageiros querem é andar de carro pagando passagem de ônibus, bem feito quando tomam a pancada da tabela dinâmica, o pirangueiro pega o pirata da Uber, paga 130 reais do Centro até Copacabana, deveria pagar 260 pra aprender……e na verdade a grande maioria não liga se ao invés de carro aparece uma carroça faltando apenas um cavalo na frente puxando , querem é pagar passagem de ônibus…….. merecem.
    Se não tem condição de atravessar um rio, resigne-se….ficam financiando empresa estrangeira que não deixa um imposto qualquer para a Cidade…..a grana que não essa pirata Uber deixa aqui é pra escola de samba…….tomara coloquem somente tabela dinâmica para os pirangueiros.

  22. Oi sou um motorista da plataforma 99 e uber à 1 ano sempre com carro zero km alugado pela Movida em niteroi, ,, sempre ofereci alguns mimos ao passageiro como por exemplo carregadores pra celular, bainhas e carro sempre limpo, ,, com isso tenho ganhado vários passageiros particular que pegam meu contato. (Obs: há muitos passageiros que não merecem um bom atendimento : comem dentro do carro bebem no carro sujam o carro todo e vc não pode falar nada, ,, “por que se não ,é punido “)

  23. Bem reclamar do serviço é fácil.voces não tem dinheiro nem p andar de ônibus vai pegar um carro e viver de uma taxa e 6.56 para ver se dar para manter o carro

  24. Passageiros acham q os motoristas de app está a disposição deles ate em termos sim porém não querem saber se vai entrar outros passageiros depois dele pq entram muitos são abusados mudam a rota o valor alimenta eles acham q a culpa e do motorista sujam o carro quando tem crianças botam as crianças com os pés sujos em cima do banco ae depois querem pegar carro limpinho fica difícil vamos ter um pouco de consciência passageiros

  25. 16 de Junho de 2019 .Gostei dos comentários dos colegas, como você vai prestar um bom serviço se o valor que recebemos não dá pra manter a manutenção 100%. o valor do combustível mais o que gastamos com manutenção a conta não fecha.se não trabalhar dois horários dia, não conseguimos encher as latas de casa e pagar as dividas.em muitos casos e algumas viagems 50% já fica no combustivel..sou de Belo Horizonte aqui. A situação e a mesma.

  26. Volta para o táxi que lá a corrida e três vezes maior e dá para o motorista trocar de carro todo ano.
    Na Uber e 99 hoje e mais barato que ónibus.

    Quer pagar 7,00 e ter luxo !?
    Simples …compre um carro de luxo e coloca na Uber e 99 que não dura 2 anos por causa de passageiros mau educados os mesmos que depreda o transporte público sendo que a passagem do aplicativo está mais em conta se for dividido para 2 ou 3 .

    Chame Uber Black Niterói merece o melhor simples…!

  27. E fato sem reajuste não a qualidade…!
    Desde 2015 não tem reajuste nas tarifas e com isso fica inviável um motorista arcar com despesas de manutenção e troca de veículo com uma tarifa que não acompanha o aumento dos combustíveis entre outras…

    No início o GNV era 1,00 hoje está 2,90
    Uma tarifa mínima da 99 e Uber está em torno de 7,00 tirando a porcentagem da plataforma sobra 5,00 ou menos para o motorista bancar combustível , manutenção, internet ,seguro e refeições…

  28. CARNE VENCIDA, GATONET, CD PIRATA, UBER, 99 CRACK ETC… TUDO QUE É BARATO É SUSPEITO, E SE É SUSPEITO TEM SEUS RISCOS !

  29. Boa noite o problema está nos preços baixicimo da viagem e a cobrança covarde da Uber que explora o motorista tenho esperança que quando essa crise que o Brasil está passando acabar os aplicativos terão uma enorme dificuldade de conveser motoristas a destruir seus carros nessas estradas vergonhosas e cheias de pedágios

  30. É como o pessoal.ja disse aí: por esses preços, não esperem nada melhor. E o que torna o atendimento ruim, muitas vezes, é culpa do próprio passageiro que se acha o dono do carro e ainda tem o poder de avaliar e faz questão de fazer da pior forma para se sentir com poder. As empresas não se importam se vcs andam de carroça desde que paguem e se avaliar mal ela demite aquele motorista e pega outro igual ou pior. Esse país tem o atendente que merece pelos usuários que tem. Entendam o lado dos trabalhadores e na hora de avaliar entendam tmb a situação deles. Desde que não haja falta de respeito e algum tipo de abuso, não tem pq ficar avaliando mal e existindo carros de luxo pela mixaria que pagam.

  31. Chamar passageiro de coitadinho é um absurdo, as pessoas não começam problema do nada né eu sei quanto eu preciso tá buscando tranquilidade tá me renovando graças a Deus para não ter problema com passageiro, pois tem uns arrogantes como eu já falei antes prepotente se os passageiros chegasse com humildade e respeito seria tudo diferente volta a falar passageiro se você quer ser bem tratado que ser respeitado, frete bem!
    Não é porque está pagando pelo serviço que acha que pode tratar as pessoas como capacho, se vocês fizeram enquete e perguntar as pessoas na rua se a Uber é boa e a 99 também ou não tenho certeza que a maioria vai vencer!
    Jesus não agradou a todos quem é Uber quero ser motorista da Uber 99 para agradar todo né?

  32. Certamente Niterói não deve ter assuntos pra um colunista publicar seus comentários , o cara coloca sua opinião e não de todos os usuários, da próxima procure pelo menos pesquisar estatísticas que é o caminho de acertar oque vai ser escrito procure houvir os dois lados do negócio , tomar um partido ou dar uma opinião própria sobre qualquer assunto não contribui positivamente para o papel de um colunista completamente desnecessária sua publicação.

  33. Como em tudo sou bem parcial, sua matéria é bem escrita como usuário… Te lanço o desafio de passar na pele como motorista. Tenho um Civic 2013 gasto mais de 60 por semana em lavagem pra estar um brinco. Clientes nunca estão satisfeitos, mas pq não vão usar táxi ou busão e digo não por receber 4 estrela, mas sim muitos que vc trata bem só falta carregar no colo e ainda te dão 1,2 estrelas.

  34. Se acha que não está bom vá de táxi ou tome um ônibus,simples assim, no final das contas o passageiro nem sempre tem uma experiência boa mas economiza com corridas baratas e sempre tem respaldo das empresas pra fazerem oq querem dentro dos veículos, a 99 e Uber faturam rios de dinheiro com taxas abusivas, e o motorista sendo sacaneado por passageiros( sem generalizar) que distroem o carro e o fazem de lixeira e pelas empresas que administram o app, e pra tirar um mísero lucro (e não é garantido que vai lucrar) tem que trabalhar mais de 18 horas por dia correndo riso de ser morto,assaltado,sequestrado,violentado ou humilhado por não ter outra opção, é bastante compreensível que o serviço não está bom pra quem usa mas está pior para o motorista que te leva até ao seu destino, a diferença do motorista e do passageiro é que o passageiro pode escolher outros meios de transporte e o motorista está ali te servindo pq não tem outra opção

  35. Cara só quem tem carro velho que vai rodar em São Gonçalo e Niterói, as corridas dessa região só vem em 4 pessoas pq fica mais barato do que pagar 4 passagens no ônibus e quando vem um passageiro é para favela, 99% das corridas o valor é 6 reais, cheio de sinal e engarrafamento o cara da Uber demora mais de 20mn para chegar, espera 5 MN para o passageiro descer, ( pq os passageiros só chegam faltando segundos para estourar o tempo) mais uns 20 MN para deixar o os na porta de onde eles vão, ou seja uns 40 MN para ganhar 5 reais, vcs acham q 5 reais por hora fora as despesas dá para ter carro zero? Vcs tem q agradecer pq só roda em Niterói e São Gonçalo encarando assaltos, favelas, engarrafamento e etc quem não pode rodar no Rio.

  36. A UBER TRABALHA COM AVALIAÇÃO.
    TANTO DO PASSAGEIRO ,E MOTORISTA
    SUA AVALIAÇÃO TEVE SER BAIXA

  37. Passageiro não tem que reclamar de nada, pois quer andar praticamente de graça pela cidade usando Uber ou qualquer outro aplicativo e acha que será bem atendido. Brasileiro só quer ter vantagem o passageiro não tá nem aí se o valor pago pelo serviço é justo, se o passageiro pudesse só andaria de graça, rs. Então não reclama preço popular tem como consequência serviço de péssima qualidade em todos os sentidos.

  38. esqueceu de colocar alguns pontos com essa tarifa super barata vc espera oq? eo motorista vai comer oq ?
    o app explorar o motorista baixando tarifa e ganhando ate 30% se o serviço e e ruim pro passageiro para motorista e péssimo.

  39. Quer um serviço de qualidade pede Uber Black , fala sério com essa taxa ainda está querendo reclamar , faz o seguinte começa a anda de táxi . E outra coisa está querendo pagar 7 reais e ter um ótimo serviço , vai andar de ônibus filhão

  40. Sou taxista na cidade de Niterói, sabíamos desde o início que os carros novos iriam ficar velhos, que os motoristas de terno e gravata, não iriam resistir muito, que água e balinha nos carros, era só para enganar e atrair clientes. Sabíamos que tudo isso não iria durar muito tempo com o valor muito barato das corridas cobrado, só as empresas UBER, 99 e outros aplicativos, ganham com isso, os motoristas são escravos dos Americanos e dos Japoneses, trabalham de 10 a 12 horas por dia para encher os caixas dessas empresas de dinheiro, e eles, os motoristas, são explorados e continuam não ganhando nada. E para os usuários, que não estão nem aí para o problema, quanto mais barato melhor, ele só quer ter o direito de qualificar o motorista, sem se importar com o que está acontecendo. A grande verdade é: Os passageiros dos táxis, voltaram para o táxi, e os passageiros de aplicativos são aqueles que nunca tiveram condições de andar de táxi, e hoje andam nos carros de aplicativos…O resultado ficou assim: Táxi é pra quem pode, e não pra quem quer.

  41. Tem que entrar outros aplicativos pra fazer concorrência contra a Uber e 99 essa duas não tá prestando um bom serviço não

  42. Meu amigo é fácil resolver, usa um táxi e deixa os outros trabalharem em paz,ou então chama select ou Black,ai vai ser caro pra você.duvido que suas corridas passem dos 10 reais, é o tipo de pessoa que vota e depois reclama.

  43. Tá de brincadeira, em todo o país o serviço é quase de graça para o passageiro, quer andar de carro novo pagando preço de ônibus, é impossível o motorista manter o carro em ordem com o valor miserável das corridas, o sistema só não quebrou ainda porque a rotatividade é grande, sempre tem um desempregado novo com um carro precisando se submeter a essa ilusão que são os transportes por aplicativo.

  44. Um absurdo esse texto, os motoristas são obrigados a parar em lugares ruins porque é onde as “vitimas” estão, senão perdem a corrida e ainda são mal avaliados.
    Engraçado o comentário da professora dizendo que usaria uber se fosse barato igual a 99, mas usa a “sucata” da 99 porque é barato, mas esquece de analisar que se a uber fosse o mesmo preço seria a mesma “sucata”.
    Se está tão ruim assim porque ainda continuam usando? Não é mais simples recorrer ao taxi, ou ônibus, ou metrô, ou a pé?
    Muitas dessas “vítimas” tem uma mania engraçada, de pedir o motorista de dentro do prédio que fica numa rua movimentada, onde não há lugar para estacionar, e os coitadinhos ficam o tempo todo no apê, e só sai quando o motorista manda mensagem falando que já está no local aguardando (provavelmente parado com o pisca alerta ligado porque se for estacionar o passageiro não vai querer andar 1km até o único local disponível para o motorista ter estacionado), levando todo aquele tempo para descer e tudo mais.
    As pessoas só vêem um lado e se fazem de vítimas, sendo que são os que causam a maior parte dos problemas.
    Enfim, se está ruim PARE DE USAR, ou então comece a pedir em locais onde os motoristas possam parar corretamente e com segurança.

  45. KKKKKKK, manoooo murri aqui!!!
    O cara atravessou o sinal porque perdeu os freios?
    Diz aí como ele fez para parar o carro e vc descer?
    Vocês passageiros reclamam de tudo, já anda quase de graça, ainda quer reclamar dos carros?
    Vc acha que uma BMW ou Mercedes vai te buscar para fazer uma corrida de 5 reais???

  46. Coitados de vocês, aqui em Campina Grande, Paraíba, ambos os serviços são ótimos, nunca peguei carros com problemas e muito menos que duram sinal ou tem vidros dianteiros escurecidos. E olha que já usei muito os apps. Contudo, desejo que a situação de vocês melhore. Abraços.

  47. Infelizmente, a população e a nossa cidade além do caos está abandonada.Uber,. 99 e outros aplicativos é pouca coisa em relação, a Cracolândia espalhada em todos os bairros,a população de rua desassistida,o trânsito mais caótico do Brasil, etc. Por estas razões e outras que o Ministério Público e a Lava Jato estão de olho.

  48. Tá bom demais. Pro que pagam, tá ótimo. Estão reclamando do quê? Estão achando que estão em Bruxelas, Oslo, Helsinque, Amsterdã?

    No Brasil alguém inventou que as coisas têm que ser ótimo, rápidos, eficientes, seguros e muitíssimo baratos.

    Estão todos loucos?

    Acham, com todas essas queixas que é muito melhor do que o táxi. Pq? Porque é barato.

    Então, meus amigos, o barato tem o seu preço.

    Aproveitem porque em breve vai ter o Uber charrete. E, todos irão andar e achar ótimo. Porque será mais barato ainda. Kkkkk

  49. Boa tarde !
    Sou motorista uber e faço meu trabalho muito bem feito, mantenho meu veiculo e atendimento no padrão exigido pela uber, não trabalho com a 99 mas se trabalhasse o padrão seria o mesmo, dirijo com cautela na direção defensiva e respeitando todas a sinalizações exigidas pelo detran.

    O senhor esqueceu de mencionar que os “coitados dos passagriros” muitas das vezes são os que danificam, sujam, carregam coisas que não deviamoe etc… Não tenho do que reclamar quanto aos meus ganhos, pois faço o suficiente para a manutenção do meu veículo e sobra para ajudar nos meus gastos para minha sobrevivência.

    Só fico surpreso com uma coisa!
    O senhores passageiros não precisam embarcar em um veículo no qual os senhores não estão se sentindo a vontade, assim como nós motoristas cancelamos as corridas quando não nos sentimos a vontade.

    Os senhores querem serviço de qualidade mas muitas das vezes não fazem por merecer embarcando no veículo limpo carregando nas mão sobjetos sujos como sacolas que estavam no chão , se negando a por no porta malas quando solicitado pelo motorista e deavali ainda avalia o motorista como 1 estrela porque o carro estava sujo com a sua propia sujeira que o senhor trouxe das calçadas.

    Muitas das vezes são os passageiros como o senhor que fazem os motoristas correrem feito louco porque “o senhor” se atrasou para o seu trabalho.

    O senhor e muitas outros pessoas devem ser como os personagem de uma piada que diz assim:
    Tonho: Ô compadre Zé … cuidado com a bosta💩 !
    Zé: Compadre Tonho… Será que é bosta💩 mesmo? Eu acho que é chocolate🍫.
    Tonho:💩 , ocê um cunhece bosta não ué ?
    Zé: É chocolate🍫.
    Tonho: É bosta💩.
    Zé: Então vamo provar?
    Tonho: vamo compadre!
    E não é que é bosta💩 mesmo 😂😂😂

    Moral da história é que vocês embarcam no carro ruim porque vocês querem, estão vendo o carro e a higiene que se encontra e seguem viagem assim mesmo para depois avaliar mal o coitado que está trabalhando e se esforçando para atendelo com as suas exigências para depois colocar em matérias em jornais e redes sociais.

    O Senhor, com suas matérias muitas das vezes imbecis, também não agrada a todos.

    Nem jesus cristo agrada ou agradou a todos .

  50. Caro Gilson, em certa parte o senhor fala de lei de trânsito, em que os motoristas ficam parados em ponto de ônibus e porta de farmácia, então como você é uma pessoa fluente solicite a prefeitura que faça ponto para aplicativo, o usuário e sem noção, cólica endereço errado, exige que o motorista pare em qualquer lugar, quer andar de carro de alto padrão você tem tres escolhas, vá para os EUA, chama o uber black, ou vá de táxi executivo, antes do App existir vocês andavam de táxi com motorista que nem pra sua cara olhava e ainda fumava com você dentro do carro, sem contar as inúmeras voltas que dava pra fazer hora. Já dizia minha avó “quer qualidade pague mais caro”, estou disposto a uma resenha com sua pessoa a respeito do assunto, Marcelofane.

    1. Quando você fizer essa resenha, esquece que táxi exite, eu até agora não falei mal de motoristas de app, pelo contrário estou com vocês e dizendo que infelizmente vocês hoje estão sentindo na pele o que nos taxistas passamos com essa sociedade mal agradecida e que não dão valor aos serviços que damos a eles tanto de táxi quanto de apps.

  51. bom dia! gostaria de perguntar se o colunista sabe fazer contas pois trabalho com aplicativo uber rodo niteroi São Gonçalo etc… graças a Deus tenho transportado pessoas bacanas mas é ridículo os comentários pois os senhores querem andar de carro de 60 mil reais pagando uma miséria, na verdade só quem lucra é a uber e o usuário, o preço do taxi é justo pois a manutenção é muito cara senhor colunista quanto vc paga de seguro e ipva ? sendo qualquer cidade do Brasil o fim é sucata de carro e motorista endividado.

  52. Excelente análise, verdade verídica da realidade de Niterói e mais uma dezena de cidades de nosso Estado. É o nivelamento pela baixa qualidade, pelo despreparo de profissionais que tentam sobreviver na maior crise econômica que já vivi, produto de uma longa política populista que arrasou com empregos formais.

  53. E muito fácil falar dos motoristas , mais vamos falar de passageiros tbm, não é a grande maioria, mais tem um passageiros ki tem ki andar a pé! Não respeita ninguém, quer ficar fazendo paradas sem especificar no App, quer pagar corrida de 7,50 com 100,00 , outra reclama de carro sujo mais não é o motorista que suja o banco de traz e vcs mesmo!!!!!, estão, a maioria dos passageiros são boes, Mais alguns tem andar de ônibus.

  54. Amigo Gilson, parabéns. Vc está cada vez melhor. Suas notícias são atuais e bem articuladas. Que Deus o proteja e permita que vc continue, por muito tempo, a nos brindar com suas relevantes reportagens. Forte abraço.

    1. Faltou dizer que a qualidade dos passageiros caiu na mesma proporção que caiu a qualidade dos aplicativos.
      Gente mal educada, arrogante, pobre, no mais amplo sentido da palavra… Acham que estão andando de que? Querem exigir algo que é inatingível. Eu sugiro que andem no próprio carro ao invés de ficarem mendigando passagem com o custo de $7,50 pista retearem entre 4 passageiros. Ou mesmo no táxi azul de Niterói.
      Finalizando, pra quem é o serviço, está bom demais…..

    2. Como alguém pode fazer um comentário sobre algo que não conhece de forma tão contraditória. Querem carros novos, com a manutenção em dia, de preferência feito em uma concessionária e ao mesmo tempo o menor preço do mercado. É ridículo que quem usa o serviço não paga 1 real a mais e se tiver balas parece que vai descontar a viagem nas balas. Tenho 13 mil viagens e sei o que falo.

    3. Boa noite! concordo com a pessoa ou as pessoas que estavam falando ou estão falando que a 99 e a Uber estão deixando a desejar na questão dos veículos, tendo motoristas com carros que não tem em bom estado de conservação, mas saibam todos que tudo isso aí está acontecendo por que a Uber e a 99 começaram com um plano de descontar a Uber 25% do valor que fazemos e a 99 19,9% do que fazemos faturamos né, pois a Uber agora chega chega descontar 49 a 68% do valor das corridas que fazemos então está difícil fazer a manutenção do carro pagar a despesa da casa as contas alimentação cuidar de família, se a Uber e a 99 cúmplice aquilo que foi acordado no começo de tudo seria bem melhor gasolina muito alta manutenção tudo subindo como podemos ter um serviço de excelência na questão da manutenção do veículos vocês não estão cumprindo com a obrigação deles em repassar aquilo que é correto para gente, falo isso porque em fevereiro agora comprei um carro zero zero o veículo em questão é do ano de 2019, 2019, esse carro foi comprado em fevereiro fevereiro tá tá tendo muito trabalho para se pagar esse carro tá porque a Uber e a 99 não ajuda em nada e se dizem ser parceiro dos motoristas!
      Referente a questão dia excelência em tratamento, falou isso com firmeza de caráter de profissionalismo, não é certo não é justo o que vou falar agora, mas hoje entendo por que os taxistas agem dessa forma na forma fria seca e dura com os passageiros deles, pois, 30 a 35% dos passageiros falou isso com muita clareza com muita certeza, não respeita os motoristas quem fazer o que bem entende nos carros falar o que bem entende nas carro são grossos mal-educados mesmo indelicadas tá, muitos até arrogantes e querem mandar no nosso carro em vez de falar do serviço que tem que prestar por favor desligar eu prefiro ganhar muitos por gentileza se eu poderia botar um sonzinho assim melhorzinho para mim não vai meter na mão no carro no som vai meter a mão no ar girando daquele jeito tá sem pedir permissão motorista além de ser grosso que não tá falando com o motorista já chega com arrogância então muitos motoristas já deve estar saturado com isso muitos estão abrindo mão deixa ele trabalhar eu mantenho meu serviço de excelência mas crio muitas estratégias para não perder o foco o que é mostrar a minha educação e o meu profissionalismo!

      1. Desculpe pelos erros de português, é que não estou podendo escrever, então estou falando e por ser grande o texto que estou expressando vi agora que tem alguns erros de português!

    4. Com relação as paradas, a Prefeitura não disponibiliza local apropriado para o s motorista da UBER, a UBER paga o ISS , e não tem local certo para sua paradas, fica só exclusivo para Táxi, que é pago como o táxi paga a Prefeitura, isso é um absurdo Oi.

  55. Realmente é muito fácil se cadastrar em ambas as empresas, sou motorista de app e ao fazer meu cadastro me surpreendi em não necessitar de antecedentes. Não classifiquem as empresas pelos motoristas pois o mesmo trabalha com as duas, assim se estiver utilizando um “99” ele também é “Uber”

    1. Minha opinião sobre a matéria e a seguinte,e um serviço que não vai ter melhora, porquê os valores das viagens são muito baratas,muitos passageiros perguntam se vale a pena trabalhar com app,como que dá manter o carro com manutenção impostos, combustível caríssimo,se instala GNV pra ter lucratividade maior o governo bota os olhos e aumenta,o custo pra instalar GNV aqui no Ceará e de 4500 a 6,000 dependendo do tipo de kit,isso com legalização junto ao DETRAN,a desvalorização do veículo e muito grande, rapidinho chega a 200 mil rodados
      Não temos incentivo nenhum,em outros estados os carros com GNV tem desconto em IPVA
      Aqui no Ceará o governo do quer tirar,tirar,tirar e tirar as ruas de fortaleza e região metropolitana estão detonadas,crateras que cabem até metrô e ainda tem a perseguição da prefeitura que sempre se declarou contra o serviço,e ainda tem o sofrimento dos motoristas que muitas vezes são punidos pela empresas de app,por cancelar viagem,que às vezes e necessário,como fala na matéria que motorista para em local proibido, passageiros pedem na faixa de pedestre,parada de ônibus, viaduto, trigésimo andar e deixam motorista esperando, faixa de ônibus, ciclovia,querem que leve 5,6 e até mais passageiros,gato, cachorro,guarda roupa e muito mais.vejam o lado do motorista.

    2. Se vc não sabe o CPF que eles pedem e para isso.
      Eu duvido alguém que já foi preso entrar para dirigir em algumas delas…

      Posso afirmar pq tenho conhecidos que já foi fichado e não aprovou.

    3. Proponho ao refinadíssimo autor do texto um estágio de vivência. Passar um mês dirigindo para passageiros mal educados, arrogantes, mal cheirosos ou pretensiosos. Esse último adjetivo, aliás, define o autor, em minha opinião.
      Da mesma forma que ele deseja motoristas bonitos, conterrâneos e com carros caros e limpos, eu desejo ler um autor coeso, que use português coloquial, que informe e exprima sua opinião com conhecimento da causa, sem ideias pré concebidas. Essa opinião é válida, porém, escrita dessa forma, deveria ir para grupos de mensagem e não estar formando opiniões pela cidade.
      Da mesma forma que o desejo do autor ficou explícito por motoristas belos e dirigindo belas carruagens, eu desejo autores inteligentes e que escrevam bem!

  56. Pare de usar, simples!!!
    O motorista recebe 1.05 reais por km rodado, com essa miséria como vai manter o carro???
    E a cabify, vai quebrar a cara, pois passageiro de Niterói faz questão de 20 centavos, logo não irá pagar mais caro para usar o serviço.

    1. Está certo q devemos antes de tudo sermos profissionais. Mas cá pra nós eu sou exigente e como tal se eu não gosto de um serviço ou seja lá o que for eu simplesmente deixo de usar. Então parem de reclamar e sejam críticos construtivos ajudem os motoristas dando a eles além de tudo, respeito e ajuda pq quando viemos a esse mundo não vinhedos doutores e nem senhores da sabedoria. Aos q se julgam superiores compre um carro novo contrate um motorista exija tudo q vc que é assine a carteira dele e seja feliz. Isso no mínimo vai sair bem barato para os exigentes.

  57. Deve ser sacanagem esse matéria ou é uma piada. Falar que o problema dos aplicativos são dos motoristas e vir falar ” coitado do passageiro” só pode estar de brincadeira com a cara da gente. Trabalho a 6 meses na Uber e 99 e quantas vezes peguei passageiro abusado, com destino e embarque diferente, fazendo uma sujeira no carro para outro passageiro te avaliar mal, pessoas diferentes das que pediram a corrida, o motorista fazendo de tudo correto e dando avaliação 4 ou 3 estrelas. Isso para vc receber 6,60 na pop e 7,30 na Uber. Dá vontade de soltar um palavrão depois de ler essa matéria. Se o serviço tá ruim vai de táxi, mas não né, pq lá vc paga o dobro e não pode sacanear o motorista. Então larguem os aplicativos, mas não é isso q se vê, e cada vez mais temos q trabalhar 10, 12hs para ter um lucro de 50 reais no fim do dia.

    1. ótima colocação amigo. esse reportes que querem noticias para se popularizar. teriam que passar na pele de um motorista de uber. muitos carros nao tem condição. pq os valores baixissimos das corridas que eles pagam faz com isso ocorra. enfrentar maia de 12 horas pra ganhar 100 a 150 no fim do dia. gasolina um absurdo de caro. se esses passageiros nao estao satisfeitos compram um carro zero ou vão de taxi.

    2. Os passageiros de UBER e 99 avaliam mal , mesmo seu carro sendo bom, limpo e o motorista de atenção. Niterói deve ter muito ladrão pois a maioria dos postos não funcionam depois das 22h e porque culpar o serviço mal remunerado dos aplicativos.

  58. Infelizmente esses apps 99, Uber estão preocupados em ganhar dinheiro. Não tem como o motorista pagar as contas de casa e fazer a manutenção no carro, mal da pra pagar as contas de casa. O trânsito em Niterói acabou a muitos anos e engarrafamento a qualquer hora do dia. O motorista sobrevive trabalhando com esses Apps, o motorista leva quase 1h pra ir de Icaraí, Santa Rosa pra centro de Niterói e ganha 7 reais, não tem como a conta fechar. É uma pena pois a maioria dos motoristas tem profissão e tem que se sujeitar a fazer bico nesses apps.

  59. O comentário sobre o UBER e o 99 está perfeito. As informações sobre os veículos associados esses serviços, também. É lamentável que as maiores vítimas desses deserviços sejam os usuários. Tudo por causa da falta de uma fiscalização eficaz, e da “miopia” da autoridade municipal que só se preocupa com ações que “dêem Ibope”, na sua equivocada avaliação.

    1. Se quer andar de carro novo deveria pagar um pouco mas pela tarifa ao invés de ficar esperando R$0,25 de troco em uma corrida de R$7,75 valorizem mas as pessoas que te pegam na porta de casa e as deixam em seu destino com conforto e segurança…
      Deixem de ser hipocritas e mediocres e valorizem mas as pessoas que ali estão trabalhando.

    1. Falta do que fazer, não está satisfeito comprar um carro de 500 mil e pague um motorista particular, sobre violência e política nem se fala, burguesia!!

Comments are closed.