New here? Register. ×
×

Júri do Rio julgará vereador de Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 13:27 do dia 16 de julho de 2018
Sobre: Desaforamento
16jul

O vereador de Niterói Carlos Alberto Macedo, acusado de ser mandante do assassinato do vereador eleito Lúcio do Nevada, em outubro de 2012, não será mais julgado pelo tribunal do júri de Niterói, mas por um dos quatro tribunais do júri da Capital, no Rio.

Os desembargadores da 7ª Câmara Criminal do TJRJ aceitaram o pedido da defesa de Macedo, que alegou que poderia haver parcialidade dos jurados caso o júri fosse realizado em Niterói, região metropolitana do Rio, onde ocorreu o crime.

Lucio do Nevada foi assassinado na porta da casa de seus pais, no bairro de Santa Bárbara, sendo atingido por pelo menos 15 tiros, após ser eleito para o cargo de vereador. Macedo era o primeiro suplente e assumiu o cargo com a morte do eleito.

O julgamento de Carlos Macedo pelo tribunal do júri de Niterói já foi adiado por cinco vezes, a mais recente em abril, quando o desembargador Sidney Rosa da Silva, da 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, concedeu ao réu uma liminar de desaforamento do processo, decisão que consiste no deslocamento da competência do julgamento final de uma comarca para outra. Ainda não há nova data marcada para o julgamento.

Outros acusados de participação no crime são o PM Jair de Souza Neto, o segurança José Carlos Alves de Azevedo, e chefe de gabinete na época, Mariana Soares Queiroz da Silva. Já foram condenados: o PM Damião Washington da Silva, que teria contratado o homicídio, e Marco Antonio Titoneli, segurança que teria aberto fogo contra a vítima.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|