New here? Register. ×
×

Guilherme Eurico festejado por colegas

Escrito por Gilson Monteiro às 12:43 do dia 1 de dezembro de 2018
Sobre: Bisturi de ouro
01dez

Guilherme Eurico, sentado, Luiz Santini, Clecio Tavares, Maria Virgínia Castanheira, Marlene Tavares e Luiz Felippe Judice

Ele é do tempo em que o médico examinava o paciente dos pés à cabeça. Depois, pedia os exames complementares que existiam na época: o Raios X e o de sangue comum, para confirmar a sua hipótese diagnóstica. Guilherme Eurico, um ícone da cirurgia geral, completou 60 anos de formado pela Faculdade de Medicina da UFF sendo homenageado por médicos de várias gerações durante um almoço no Mocelin, na sexta-feira (30/11).

— Antes, o cliente chegava e contava a história clínica da doença. Nós médicos íamos apurando os sintomas e sinais clínicos. Hoje, o médico pede muitos exames, alguns sofisticados demais e nem apalpa o doente.  O ensino de medicina está muito diferente, o estudante vê menos doente e estuda mais pela internet. A informação aumentou muito, mas a formação médica não – lembra o cirurgião.

Guilherme Eurico, que durante décadas formou gerações de residentes dos hospitais Orêncio de Freitas e Antônio Pedro, diz que antes existiam também os serviços públicos especializados, em Cardiologia, Ortopedia, Pneumologia, Angiologia, Obstetrícia, Gastrenterologia e outras, que ajudavam e muito no ensino.

— A medicina se aprende um com o outro. A simples dissecação de uma veia tem que ser muito bem-feita. Toda cirurgia é um trabalho artesanal e o médico é um escravo da técnica – acrescenta o médico festejado.

Guilherme diz que Niterói teve a melhor Escola de Medicina, pela qualidade de seus professores e pelo suporte do Antônio Pedro. Os catedráticos eram os chefes das Especialidades e a Emergência era subordinada a esses serviços de Medicina. Era um entrosamento perfeito e quem lucrava com isso, eram os residentes.

— Os médicos de antigamente carregavam no bolso um cartão com os seguintes dizeres: em caso de acidente, me leve para o Hospital Antônio Pedro. Hoje, a Emergência está fechada – lamenta o doutor.

Com a experiência de muitos anos atendendo em hospitais públicos e particulares, Guilherme Eurico recomenda que as mais de 300 faculdades de Medicina existentes no país estimulem os acadêmicos para que examinem cada vez mais doentes, antes de se formarem, pois isso irá facilitar o desempenho de suas atividades nas especialidades que escolherem no futuro.

Uma presença festejada durante o almoço em torno de Guilherme Eurico foi a de Maria Virgínia Castanheira, que por mais de vinte anos chefiou a Enfermagem do Orêncio de Freitas e também a do Hospital Santa Cruz, reconhecida pelo seu profissionalismo, competência e dedicação aos enfermeiros, qualidades dela destacadas por muitos médicos.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

11 thoughts on “Guilherme Eurico festejado por colegas

  1. POR SUA GRANDEZA COMO MÉDICO E PESSOA, ENTENDO QUE MEU COMENTÁRIO ACERCA DO DOUTOR GUILHERME EURICO TENHA QUE SER ESCRITO EM CAIXA ALTA!

    TIVE UM GRANDE PRAZER AO RECEBÊ-LO EM MINHA RESIDÊNCIA PARA UMA ALMOÇO E UMA TARDE AGRADABILÍSSIMA JUNTO DE DOIS DE SEUS DISCÍPULOS, OS MÉDICOS CARLOS ANTÔNIO (CATONA) E CHINELI.

    HOMENAGEM MAIS DO QUE JUSTA AO CONTEMPLAR TAMBÉM O TRABALHO DE MARIA VIRGÍNIA DOS ÁUREOS TEMPOS DO HOSPITAL SANTA CRUZ.

  2. Guilherme Eurico Todos os Médicos o elogiam de Ari Mattos a Schilioma Zaterka em São Paulo mas eu quero
    registrar aqui do Fantástico ser Humano Guilherme Eurico e do jogador de basquete que dirigir em São Jorge , nos Estados Unidos – Inteligencia e harmonia na quadra . Um iluminado e festejado aniversário . Um fraternal abraço
    Izzo
    PS parabéns pela merecida homenagem

  3. Não podia deixar de parabeniza-lo um excelente Cirurgião
    Geral de medicina que Niteroi jamais terá. Que os médicos de hoje não podem ser comparados. É triste ver o Hospital Antonio Pedro neste estado. Era referência para todos.

  4. Meu amigo de longa data e de bom convívio no Country Clube. Guilherme Eurico e um orgulho da medicina brasileira

  5. Meus atuais médicos : cardiologista , ginecologista,clinico geral ,dermatologista, endocrinologista, oftalmologista etc , felizmente, são todos “ médicos da antiga “ ! Neles confio inteiramente e à todos eles sou grsta .

  6. Um excelente médico!! Niterói jamais terá um time de médicos com o gabarito dele e da geração dele!!!Luiz Felipe Júdice é outro!! Parabéns!!

  7. Eu me sentia muito feliz quando formavamos um time para jogar pelada de basquete no Country. O time era formado: eu ,você e meus dois irmãos. Era muito divertido. Você é um grande amigo

  8. Hospital Antonio Pedro referencia em Medicina la estao os melhores catedraticos em medicina, pena que a emergemcia esta fechada e ninguem faz nada.

  9. Gilson
    Grande homenagem a um grande homem rum médico gigante na acepção da palavra.
    Sempre homenageou os amigos e me coloco entre eles
    Outro grande mestre e amigo e o Luiz Felipe Júdice
    Tive a honra de conviver com eles desde a Mansão dos Afortunados na Praia de Icarai
    Tempos dourados e maravilhosos.
    Muitas as saudades.
    Daqui de Miami eu os aplaudo e o parabenizo pela grande notícia do aniversário do amigo.
    Até breve

Comments are closed.

Menu