New here? Register. ×
×

Feiras prejudicam Campo de São Bento

Escrito por Gilson Monteiro às 15:52 do dia 12 de junho de 2018
Sobre: Festival de poluição
12jun

O Campo de São Bento, maior jardim público da Zona Sul de Niterói, está sendo devastado pelos frequentes eventos autorizados pela prefeitura para acontecer em suas alamedas. Vizinhos do parque reclamam que após cada feira de gastronomia fica um rastro de óleo queimado derramado nos canteiros, vegetação pisoteada e até pequenos arbustos quebrados, sem falar no lixo que demora a ser recolhido.

Para os dias 22, 23 e 24 de junho já está marcada no Campo de São Bento mais uma edição do festival “Rota Gourmet”, que vai oferecer culinária de 15 países e 50 tipos de cervejas, segundo a DMC Produções, que organiza o evento com o apoio da prefeitura de Niterói.

Moradores de Icaraí aprovam a iniciativa, mas a maioria acha que esse tipo de evento deveria ser realizado no Estádio Caio Martins, onde não criariam problemas para a fauna e a flora do Campo de São Bento.

É que para montar a feira, caminhões que desembarcam o material ficam horas ligados soltando fumaça. Depois, durante a festa, o volume da música incomoda a vizinhança e, também, aos pássaros do viveiro instalado no parque.

Denunciam frequentadores do Campo de São Bento que para caber mais mesas e cenografia dos eventos já cortaram algumas árvores das alamedas do jardim público. Já a feirinha de artesanato que acontece todos os domingos não afeta o ambiente, pois seus estandes ficam armados nas calçadas e no centro das alamedas asfaltadas. Mas também sofrem com os megaeventos autorizados pela prefeitura; alguns artesãos reclamam que têm seu ponto “invadido” pelo pessoal dos festivais.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

15 thoughts on “Feiras prejudicam Campo de São Bento

  1. um absurdo o que essa prefeitura mediocre que nao se indentifica com a cidade esta fazendo. mesas na grama ,pessoas pisoteando pra la e pra ca,jogando pontas de cigarro nos cantos das arvores,sem falar no cheiro horrivel de gordura que se espalha no ar,alem de tirar da populacao o direito de aproveitar um espaco natural que certamente nao foi criado para esse tipo de evento.o ministerio publico deveria se manifestar contra esse crime ambiental.

  2. Cada evento desses, deixa um rastro de destruição no Campo de São Bento. Mas nada disso tem importância ; o que importa é a taxa que a Prefeitura arrecada. Pobre Niterói!

  3. GOSTARIA DE SABER QUANTO A PREFEITURA COBRA PRA DEIXAREM DEPREDAR E FATURAR ALTO NESSES EVENTOS ABSURDAMENTE CAROS???? PORQUE NÃO ALUGAM UM LOCAL PROPRIO … AS PRAÇAS SÃO DO POVO!!!!

  4. Sou vizinho do Campo de São Bento, há quase cinquenta anos. Participei do programa de remodelação do jardim público, inaugurado em 1911. Meu filho (hoje, com 41 anos) fez parte dos grupos de crianças “criadas” nas alamedas verdes do Campo,projetado, há mais de um século, nos moldes dos jardins. Cito esses exemplos históricos, para me credenciar a afirmar que o Campo de São Bento nunca esteve tão abandonado e entregue a grupos de comerciantes, como agora

  5. Sem falar nos caminhões geradores que ligados 24 horas durante os 3 dias de eventos não deixando as pessoas dos prédios dormirem em paz.

  6. Bando de mentirosos, a administração do evento faz de tudo pelo campo, várias das obras são bancadas pelo Rota Gourmet em compensação do espaço cedido por exemplo a recente obra do chafariz . Os canteiros são protegidos com grades durante o evento. O horário de silêncio é respeitado, não são derramados óleo em lugar nenhum, o lixo é retirado imediatamente após o evento.
    Enfim o evento só serve para trazer lazer e proteção à população visto que os assaltos diminuem durante o evento por conta da segurança disponibilizada.

    1. Ta ganhando quanto Vitor? EU MESMO tirei fotos de arvores sendo arrancadas. Tenho 3 filhos e na epoca destas feiras que em nada trazem de retorno ao municipio, além de sugar, sujar, faturar e ir embora, NÃO DA pra ir la. Quantos empregos diretos e indiretos geram? QUAL A CONTRAPARTIDA??E com apoio da Prefeitura ainda? aaaahhhhhh mas tem coisa muito estranha nisso … sem falar na fauna e a flora DEPREDADAS. Voce é da produção do evento pra ter essa cara de pau de falar que é mentira???

  7. o Campo de São Bento nunca esteva tão maltratado como atualmente. O lago está sujo, o chafariz sem conservação e essas feirinhas estão acabando com o que resta dos jardins outrora gramados. Domingo passado, dia 10/06 teve música alta até às 10.30h, podendo ser ouvida até no 2º quarteirão da rua Lemos Cunha

  8. E tb seria muito importante saber quem se beneficia com estes eventos, pois é sabido que a taxa para ter um food truck lá é muito alta. Para onde vai esta grana?

  9. Caminhões que passam por cima das alamedas antes gramadas e agora devastadas, este parque é o pulmão verde de Niterói e esta sendo destruído com a conivência da administração pública, que esta ao lado destes megaeventos patrocinando e apoiando. Quem vai responder por estes crimes ambientais?

  10. Lamentável! Destruição e vandalismo do mais importante parque público de Niterói com a complacência de funcionários públicos que tem o dever de zelar pelo patrimônio da cidade. Uma das empresas que aluga espaço para os comerciantes tem como endereço o local onde está situado o Campo de São Bento, uma aberração. Onde está o Ministério Público para apurar essa irregularidade?

  11. Nesses dias observei OLEO no lago! Os guardas ficam à disposição dos “eventos” e já vi muitas vezes a cabine da Gavião Peixoto vazia. Aliás a GM deixa a desejar nos fins de semana não impedindo o uso dos aparelhos da Academia daTerceira Idade por crianças. Quando houver um acidente quem será responsabilizado?
    Estão sim destruindo o Campo!
    O que tem a dizer.a Sra. Dayse Monassa a cuja Secretaria o Campo está subordinado?

Comments are closed.

Menu