New here? Register. ×
×

‘Equovia’ no túnel Icaraí-São Francisco

Escrito por Gilson Monteiro às 11:42 do dia 23 de dezembro de 2016
Sobre: Charitas-Cafubá
23dez

“Vou entregar; não vou inaugurar agora”, diz prefeito sobre o túnel Charitas-Cafubá

cavalos-no-tunelDepois de muita festa e o discurso ufano do prefeito reeleito Rodrigo Neves durante a  “inauguração” do túnel Charitas-Cafubá, na manhã desta sexta-feira (23/12) motoristas que cruzavam o túnel Roberto Silveira (Icaraí-São Francisco) tinham que dividir as pistas com uma “equovia”. Dois cavalos seguiam soltos pela contramão.

Ao melhor estilo sucupirense, Rodrigo Neves fez talqualmente Odorico Paraguaçu, que inaugurou um cemitério para o qual não havia sepultamentos. O reeleito negou que estivesse inaugurando o túnel Charitas-Cafubá, mas apenas “entregando” a obra.

Ele “superfaturou” o tempo de espera pelo túnel. Disse que “há mais de 70 anos se fala desta obra na cidade”. Antes, dizia que era há 40 anos, como de fato se pensou projetar no governo de Ronaldo Fabrício, e depois com Waldenir Bragança tentando ligar os dois bairros pelo alto do Morro da Viração, o que não foi aceito pelo Exército, que ocupa a área com seus fortes seculares.

Na melhor das previsões, o túnel somente poderá ser utilizado em fevereiro, quando a prefeitura espera haver concluído os acessos da via de R$ 320 milhões que os contribuintes terão que pagar com juros pelos próximos 25 anos.

Nem o principal objetivo da TransOceânica de 9,3 quilômetros de extensão ligando o Engenho do Mato, na Região Oceânica, a Charitas, na Zona Sul, será logo cumprido. As empresas de ônibus já conseguiram adiar para “o segundo semestre de 2017” a operação do sistema de transporte BHS (sigla, em inglês, para ônibus de serviço de alto nível).

Por falar em transporte, Rodrigo esqueceu também de “combinar com os russos” para que o catamarã de Charitas reduzisse sua tarifa para atrair mais passageiros da Região Oceânica que se dirigem ao Rio. Pior, a concessionária estadual do transporte hidroviário, alegando prejuízo tirou as embarcações de circulação das 12h às 16h, há mais de dois meses.

Com catamarã caro e também sem catamarã à tarde muita gente vai mesmo para o Rio pela Estação Arariboia. O trânsito Charitas-Centro como ficará? Ah!, um dia, por mais alguns milhões de reais, Rodrigo ou seu sucessor vão instalar “um moderno sistema VLT (os bondes, hoje chamados de veículos leves sobre trilhos) para desafogar a Zona Sul de Niterói. Só que até lá, depois de muitas inaugurações de “faz-de-conta” as necessidades da cidade já serão outras.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

3 thoughts on “‘Equovia’ no túnel Icaraí-São Francisco

  1. Estive lá,ontem,24/12.Nos dois lados dos túneis(Charitas e Cafubá(Fazendinha)) e na TRANSOCEÂNICA,desde a estação ao lado do Corpo de Bombeiros em Itaipú aos túneis.Do lado de Charitas também.Tudo à acabar.Muitos carros estavam voltando da entrada do Cafubá.Os motoristas achando que os túneis estavam inaugurados.E o RJ/TV fez matéria na quinta-feira,22 a respeito da inauguração dos túneis,onde o repórter constatou que era “uma “inauguração”das galerias.A primeira inauguração de galerias do MUNDO.Não seria uma simples “VISITA” às obras?Quanto custou a organização da “inauguração”?E estamos em CRISE.INACREDITÁVEL!

  2. Enquanto o prefeito de São Paulo João Dória (PSDB) anunciou um reajuste de 6% para o IPTU de SÃO PAULO, aqui em Niteroi nosso “querido prefeito” Rodrigo Neves aumentou em 16,4% o IPTU para quem paga parcelado. Todos os niteroienses sabiam que o Rodrigo era petistas e espertamente saiu para o PV (PT melancia). Peço ao povo dessa cidade para deixar as orelhas de burro penduradas em casa nas próximas eleições.

Comments are closed.

Menu