New here? Register. ×
×

Dias das Línguas Europeias celebrado com três mostras fotográficas em Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 14:06 do dia 19 de setembro de 2019
Sobre: Cliques
19set

Três fotógrafos que escolheram Niterói para viver estão expondo três mostras individuais na Aliança Francesa, no Istituto Italiano di Cultura e no Instituto Cultural Germânico. O projeto “+10 Exposições de Fotografia”, do franco-brasileiro Pierre Crapez, do italiano Renzo Gostoli e do descendente de alemães Vitor Vogel também celebra o Dia das Línguas Europeias (26/09).

O historiador Vitor Vogel chegou à fotografia através do Corujão da Poesia – Universo da Leitura, onde é fotógrafo residente há 10 anos. Vogel atua no campo fotográfico como editor, professor, pesquisador e produtor cultural. Possui extenso currículo nas áreas de fotografia documental de arte, cultura, empresarial e institucional e lecionou em cursos livres, programas internacionais de cooperação e instituições como UFF e UERJ. É coordenador editorial e de articulação institucional do Coletivo Niterói Fotográfico. Descendente de alemães, seus trabalhos serão expostos no Instituto Cultural Germânico, até novembro.

Renzo Gostoli nasceu na Itália, mas foi para a Argentina ainda criança. Foi fotógrafo das principais agências internacionais na segunda metade do século XX e viajou por toda a América Latina documentando de maneira refinada os principais fatos históricos contemporâneos. Na década de 1980 radicou-se no Brasil onde continua a produzir uma vasta obra que passa pelas notícias mais importantes. Dirige a agência independente Austral Foto. O Istituto Italiano di Cultura receberá, a partir de sábado (21/09), uma seleção de 10 fotografias dos 10 primeiros anos de Renzo no Brasil.

Arquiteto e professor universitário franco-brasileiro, Pierre Crapez reencontrou a fotografia, linguagem de opção de seu pai, em 2009. Após um diálogo com o famoso fotógrafo Walter Firmo, Crapez passou a lecionar ao seu lado em diversos cursos. Ao longo desta trajetória reuniu milhares de imagens pulsantes da vida, das cores e dos sabores do Brasil e seu povo. Já realizou várias exposições na França e no Brasil e a Aliança Francesa recebe o vernissage da sua nova mostra no dia 26/09.

Além das exposições, estão previstos três foto-papos: “Vovô viu Verdun”, no dia 31/10, às 19h, na Aliança Francesa; “Fotografia como ponte para ideias e pessoas”, no dia 7/11, às 19h, no Instituto Cultural Germânico; e “Fotografia e o Renascimento em perspectiva”, no dia 23/11, às 19h, no Istituto Italiano di Cultura. Haverá ainda as seguintes oficinas nos meses de outubro e novembro: “+Celular”, +”Criança” e “+Arte di criança”.

 Serviço:

Instituto Cultural Germânico: Vernissage com fotografias do artista Vitor Vogel. Visitação até 23/11 de segunda a sexta-feira, das 15h às 20h, e aos sábados, das 9h às 15h. (Av. Sete de Setembro, 131 – Icaraí / 2714-0879).

Istituto Italiano di Cultura: Vernissage com obras fotográficas do artista Renzo Gostoli no dia 21/09 (sábado), às 17h. Visitação até 27/11, de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h, aos sábados, das 9h às 12h e das 16h às 19h, e aos domingos, das 16h às 19h. (Avenida Presidente Roosevelt, 1063 – São Francisco / 3534-4353)

Aliança Francesa: Vernissage com trabalhos do artista Pierre Crapez no dia 26/09 (quinta-feira), às 19h. Visitação até 23/11 de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h30, e aos sábados, das 9h às 12h. (Rua Lopes Trovão, 52 – Icaraí / 2610-3966).

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|
Menu