New here? Register. ×
×

Dezembro Laranja: HUAP vai fazer exames preventivos de câncer de pele

Escrito por Gilson Monteiro às 15:44 do dia 28 de novembro de 2019
Sobre: Campanha
  • hospital universitário antonio pedro huap
28nov

hospital universitário antonio pedro huapO exame preventivo de câncer de pele vai ser feito pelo Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap) no sábado 07/12. A ação faz parte de campanha nacional Dezembro Laranja, de prevenção da doença. O ambulatório de dermatologia do hospital vai atender das 9h às 15h e encaminhar para tratamento pacientes como alguma lesão na pele.

A direção do Huap acrescenta, no entanto, que somente fará o tratamento de moradores de Niterói ou de São Gonçalo. “Caso não seja, vai ser referendado para outro hospital da sua região, através de uma carta de encaminhamento”, acrescenta a nota do hospital.
Segundo Maria Fernanda Gavazzoni, dermatologista do Huap, o principal foco da campanha é em educação e esclarecimento. Serão distribuídos protetor solar e outros brindes para os participantes.

– O câncer de pele é curável quando descoberto logo. Mas ele também mata. Como moramos em um país tropical e as pessoas têm o hábito de se expor ao sol, é bom ter acesso à informação e a um médico especialista que as examine. No Antônio Pedro, nós temos o dermatoscópio, que permite encontrar alterações bem iniciais. Às vezes, a pessoa não se dá conta de que uma pinta mudou de cor ou uma mancha escondida nasceu. Por isso, o exame é tão importante – diz a dermatologista.

Segundo o Datasus, 119 pessoas com mais de 30 anos morreram de melanoma no Rio de Janeiro em 2015. De 2000 a 2015 foram 11.633 óbitos na mesma faixa etária, sendo 965 mortes entre homens e 668 entre mulheres. Os números mostram índices crescentes, principalmente por conta da excessiva exposição solar. Ainda não há estatísticas mais recentes.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu