New here? Register. ×
×

Confrades brindam à vida comemorando 20 anos de almoços regados a vinho

Escrito por Gilson Monteiro às 14:57 do dia 10 de dezembro de 2019
Sobre: Em Pendotiba
  • Confraria do Queijão
10dez

Confraria do QueijãoUma Confraria de Vinhos, que reúne homens das mais diversas atividades e profissões, completou 20 anos no tradicional almoço de fim de ano. Como sempre, foi servido leitão à pururuca na casa do presidente Carlos Alberto Corrêa, em Pendotiba. Os confrades homenagearam o casal Ilde e José Fernando Manarte, donos do Queijão. Eles sempre cederam o espaço para as reuniões do grupo ao presidente fundador, João Lucas Pinheiro.

A Confraria não tem estatutos, mas tem regras que são cumpridas ao pé da letra. Nas reuniões é proibido discutir política, futebol e fazer qualquer comentário desairoso contra algum confrade. Por isso reina um ambiente de camaradagem e alegria em todos os encontros, que são regados a vinhos da melhor qualidade e safra.

O primeiro brinde é sempre à vida. Por isso, capricham nos vários almoços que são realizados durante o ano. A Confraria já trouxe um chef da Escandinávia. Ele preparou pratos com peixes e frutos do mar, apesar de seus condimentos terem ficado retidos na Alfândega. Mas o chef encontrou ervas fresquinhas nas feiras de Niterói. Outro foi um americano, especialista em carnes. Ele preparou os mais variados cortes, acompanhados por saladas incríveis, sem parecer com o tradicional churrasco brasileiro.

O presidente Carlos Alberto Corrêa, que tem todos os encontros documentados em fotos, diz que nessas duas décadas só houve um jantar com a presença das esposas. Ele já prepara o calendário de almoços da Confraria para 2020.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|