New here? Register. ×
×

Brinde à champagne na Aliança Francesa

Escrito por Gilson Monteiro às 09:29 do dia 5 de outubro de 2018
Sobre: Aula borbulhante
05out

Uma degustação de champagne e de espumantes franceses, acompanhada de palestra sobre a técnica de fabricação do vinho pelo método Champenoise (em que uma segunda fermentação ocorre depois da bebida engarrafada), está marcada para quinta-feira (11/10), das 18h30m às 21h na Aliança Francesa de Niterói, em Icaraí.

O professor e produtor de vinhos Ronan Kerrest vai ensinar os critérios de qualidade dos vinhos e a técnica Champenoise.  Os participantes apreciarão também os aromas e sabores dos espumantes às cegas.  Acompanhamentos salgados e doces auxiliarão na harmonização conduzida por Kerrest, que é de uma família de viticultores no Languedoc-Roussillon (Sul da França). 

Foi o monge Dom Perignon, responsável pela adega da Abadia de Hautvillere, em Reims, na França, quem no século XVII observou que alguns vinhos fermentavam novamente depois de engarrafados. Nesse caso, ele passou a utilizar garrafas mais espessas e rolhas amarradas para controlar uma bebida que ainda revelaria muitos de seus segredos, o Champagne.

As inscrições para o evento devem ser feitas antecipadamente pelo email comunicacao@afniteroi.com.br, e o ingresso custa R$ 168,00.

A Aliança Francesa de Niterói fica na Rua Lopes Trovão 52, 2° andar. Mais informações pelo telefone 2610-3966.

 

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|
Menu