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BHLS fará pessoas andarem mais a pé

Escrito por Gilson Monteiro às 15:54 do dia 13 de junho de 2016
Sobre: TransOceânica
13jun

estacao-engenho1Com a inauguração da Transoceânica, as distâncias a serem percorridas a pé pelos moradores da Região Oceânica serão bem maiores ao longo da Estrada Francisco da Cruz Nunes. Isto porque haverá somente 12 estações do BHLS (ônibus para o transporte rápido), cada uma a cerca de 500 metros da outra. A travessia de pedestres será possível somente nas faixas junto a essas estações. A do Engenho do Mato (foto) já está pronta.

Para quem circular de carro, os retornos serão somente seis: um ficará em frente aos Bombeiros; outro na Avenida Central; o terceiro na altura do Santander; o quarto no Trevo de Piratininga; o quinto próximo ao Ubá I; e o sexto em frente ao DPO do Cafubá.

Dúvidas sobre a obra

Cheios de dúvidas sobre o projeto da TransOceânica, que está sendo feito a toque de caixa para ser inaugurado antes das eleições, moradores e comerciantes da Região Oceânica não acreditam que poderão ter benefícios com a via expressa de 9,3 quilômetros (incluindo o túnel Charitas-Cafubá). A obra custa R$ 310 milhões e deverá ser paga pelos contribuintes de Niterói durante os próximos 20 anos, com juros e correção monetária.

A leitora Zeluska Rosa Teixeira escreveu para a coluna perguntando “como ficará a travessia de pedestres e como passar com algum tipo de veículo, de um lado para o outro das pistas, depois que este BHLS ou qualquer outro veículo estiver funcionando com o término das obras da Transoceânica”.

obra-paradaEstações distantes

A informação do canteiro de obras do consórcio Constram-UCT é a de que as doze estações de BHLS na Região Oceânica vão ficar a primeira em frente ao Engenho do Mato e a última na Fazendinha, numa distância de 500 a 600 metros entre cada uma, o equivalente à metade da extensão da Praia de Icaraí. A 13ª estação será em Charitas.

O BHLS e também os ônibus comuns vão circular na pista seletiva que está sendo construída com mão e contra-mão no centro da Estrada Francisco da Cruz Nunes (foto). Quando os ônibus comuns chegarem à rotatória do Cafubá, terão a opção de sair da seletiva e tomar rumo em direção ao Largo da Batalha, ao invés de seguir para o túnel Charitas-Cafubá.

Cada estação terá faixas para a travessia de pedestres, em ambos os lados, assim como os BHLS terão portas de saída dos dois lados do veículo. Mas estes ônibus não serão articulados como os BRTs cariocas. As empresas de ônibus que têm a concessão de linhas da Região Oceânica poderão circular pela pista seletiva, menos os ônibus da Viação 1001 e outros como os escolares ou de turismo.

Nos cruzamentos da Avenida Central e do Cafubá, os semáforos vão dar prioridade para o trânsito do BHLS, abrindo sempre com a chegada de um desses veículos.

Estacionar só por 45 minutos

O estacionamento em frente às lojas da Francisco da Cruz Nunes será mantido, porém com menor número de vagas. Em alguns trechos funcionarão em 45° e noutros as vagas serão paralelas às calçadas.

A novidade é que os carros somente poderão permanecer estacionados por 45 minutos. A NitTrans vai instalar na Região Oceânica um Centro de Comando Operacional e seus agentes vão anotar o tempo de permanência dos veículos. Os que passarem do tempo máximo permitido serão multados por estacionamento proibido.

Por fim, o supremo improviso: a ciclovia vai funcionar em muitos trechos como ciclofaixa subindo até mesmo em calçadas, dependendo da largura dessas.

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Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
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9 thoughts on “BHLS fará pessoas andarem mais a pé

  1. A realidade é esta: não há o “menor risco” desta obra melhorar a vida dos moradores da RO.
    As poucas informações divulgadas me dão a impressão que gastou-se uma grana pra piorar o que antes estava ficando ruim.
    É lamentável!
    Márcio Cremona

  2. Calçadas largas onde não passa ninguém e sem ciclovias onde milhares só tem este veículo, vai acabar com os comércios que dependem de carros estacionados, os veículos como viaturas , bombeiros, ambulância , vão ficar engarrafados no trânsito de verão! Não favorece o povo que segue pra Niteroi, as guias de cego cheias de quinas e postes! Sem coberturas nos pontos de ônibus!

  3. Seria muito mais proveitoso ter feito um metro de superfície… mais torço para que dê certopois sou nascido e criado aqui, e adooooro esse lugar que já esta ficando muito ruim de se morar.

  4. Esta obra nem foi inaugurada e já está, em boa parte, quebrada! O deficiente visual irá contornar postes e árvores (será que algum desses engenheiros têm um parente com deficiência visual?), ou senão, ser atropelado pois está lá, rente ao meio-fio, o piso que leva o deficiente visual ao risco! Cadê a ciclovia? Cadê a iluminação subterrânea? Cadê a vergonha na cara desse prefeito e seus políticos aliados que não questionaram esses demandos??? – Paulo Roberto Cecchetti

  5. Gostaria de saber se antes de começarem a construir essa Trans Oceância se foi feito algum tipo de pesquisa entre os moradores e comerciantes da Região , opinando sobre a construção ou não de uma obra dessa magnitude. O túnel do Cafubá era promessa antiga , portanto , que fizessem o túnel e um terminal de ônibus no proprio Cafubá para as pessoas que quisessem acessar o túnel o fizessem.
    Agora construir , ou melhor , quebrarem tudo , para construir uma PISTA SELETIVA que levará as pessoas até a Charitas ???
    Quem vai hoje para Charitas são as pessoas com um poder aquisitivo melhor que podem estacionar seus carros lá e pegar o catamaram que custa R$ 14,00 a passagem. O trabalhador comum vai pegar é a barca mesmo que fica lá no Centro de Niterói.
    Aprovar uma obra dessa é tarefa fácil , pois , não está favorecendo o povo. Como de costume , os políticos aprovam sempre aquilo que os favorecem.

  6. É uma vergonha, obra mal pensada, mal executada e super faturada!
    Não podemos reeleger esses políticos corruptos, da Prefeitura e da Câmara Municipal.
    Não voto pela reeleição de político algum.
    Não voto em político que já teve mandato eletivo.
    Não voto em branco.
    Não anulo voto.
    PELA RENOVAÇÃO TOTAL NA POLÍTICA NITEROIENSE !

  7. O mais interessante é que não existe recuos para ônibus que não é BHLS, o que vai fazer o trânsito piorar muito em relação aos congestionamentos eis o questionamento: – Foi realmente pensada esta obra?

    1. Claro que a obra foi pensada. Eles sempre pensam em ganhar algum por fora. E está rolando…….. Não vão fazer mais as galerias subterrâneas para os fios, continuarão aéreo, mas será que vai ser descontado do preço? Vai ter ônibus, sem recuo nos pontos, transitando junto com os carros e somente 2 faixas de rolamento. E a ciclovia???????? Muita coisa com pouco espaço, a chance de dar errado é grande, mas nosso didin é garantido.

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