New here? Register. ×
×

Associação Médica comemora 90 anos

Escrito por Gilson Monteiro às 09:48 do dia 9 de agosto de 2019
Sobre: Pioneiros lembrados
09ago

Os 90 anos da Associação Médica Fluminense terão uma comemoração diferente este ano. Em vez de festa, será celebrada missa na Capela de São Lucas no dia 14, às 18h, reverenciando a memória de seus fundadores, além de rezar por toda a classe médica.

Niterói, com uma das maiores concentrações de médicos por habitante (um para cada grupo de mil habitantes), foi pioneira em alguns procedimentos, sempre contando com profissionais de ponta que se destacam nas mais diversas especialidades no Brasil.

Saiu daqui o médico Marcolino Gomes Candau, único brasileiro a presidir a Organização Mundial de Saúde, sendo reeleito por quatro vezes. Foi o clínico Geraldo Chini o introdutor da alimentação parenteral no Estado do Rio. A cirurgia cardíaca teve grande avanço na cidade, com a vinda a Niterói do pioneiro paulista Dr. Zerbini, e com Washington Rego Pinto e Geraldo Ramalho mostrando novas técnicas cirúrgicas neste campo.

O cirurgião Mario Monteiro de brilhante atuação nos campos da Segunda Guerra Mundial foi condecorado por sua bravura e dedicação à recuperação dos soldados brasileiros na Itália.

A Casa de Saúde Niteroiense, fundada em 1859 por José Martins Rocha e João Cruz Pimentel, foi uma das primeiras do RJ.

A igrejinha onde vai ser celebrada a missa foi construída em 1969, com o apoio de um grupo de médicos quando Waldenir Bragança presidia a AMF. Foi levantada numa parte do terreno doado pelo governador Geremias Fontes para a entidade.

Hoje, a Capela de São Lucas tem como pároco o monsenhor Elidio Robaina, que celebrará a cerimônia sobre as benções de São Lucas, padroeiro da classe médica.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

One thought on “Associação Médica comemora 90 anos

  1. Muito louvável a troca da festa pela missa, pois , como todo o mundo, Niterói também precisa de orações e bênçãos!! Parabéns pela bela iniciativa!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu