New here? Register. ×
×

Arte inspira acolhimento em hospital

Escrito por Gilson Monteiro às 10:05 do dia 19 de agosto de 2019
Sobre: Santa Ceia
  • Foto: Antônio Schumacher
19ago

O Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) exibe em sua nova recepção da Unidade IV, na Rua Marquês de Olinda, o painel “Santa Ceia”, do pintor paulista Carlos Araújo, artista plástico internacional que tem em seu portfólio uma obra exposta no Museu do Vaticano, a tela “Anunciação”, enviada pelo governo brasileiro ao papa João Paulo II, nos anos 80.

Ilza Fellows, diretora do CHN, diz que possibilitar o acesso à arte em um hospital é cuidar do outro com excelência. Para ela, isso significa usar a arte como instrumento de inspiração, de cura, como elemento de agregação e de desenvolvimento social.

– Ficamos muito honrados em poder expor uma obra de arte tão significativa. Em especial essa coletânea sobre envolvimento e acolhimento, que se coaduna com nossos valores de atenção e cuidado ao ser humano em primeiro lugar – afirma a diretora.

O painel exposto no CHN, a “Santa Ceia” – óleo sobre tela colado em madeira com dimensões de 403 x 212 cm –, faz parte da coletânea Envolvimento e Acolhimento, em que Carlos Araújo retrata pinturas bíblicas. Nessa antologia, o artista manifesta suas convicções de fé com uma singular sensibilidade. Em a “Santa Ceia”, podem-se observar elementos da pintura renascentista. Carlos Araújo se diz muito influenciado por Michelangelo, com abstracionismo, pinceladas transcendentais e etéreas.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|
Menu