New here? Register. ×
×

Adolpho Carvalho, 90, mestre dos pincéis

Escrito por Gilson Monteiro às 12:13 do dia 29 de janeiro de 2019
Sobre: Adeus ao pintor
29jan

Ele largou a Força Aérea Brasileira para aterrissar em solo niteroiense, onde através de suas telas retratou e coloriu por muitas décadas, preferencialmente, o mundo circense. Adolpho de Carvalho, foi sepultado domingo no Cemitério Parque da Colina, aos 90 anos.

O ex-piloto da FAB veio de Santa Catarina para Niterói com 11 anos de idade. Adolpho, uma figura contagiante, conviveu durante muito tempo com o saudoso palhaço, George Savalla Gomes, o famoso Carequinha, de quem se tornou grande amigo. E logo ficou conhecido como o pintor dos palhaços, por mostrar nas suas mais de 1.500 telas metade delas focalizando a vida, os sofrimentos e a alegria do picadeiro.

Era um artista eclético. Sua obra mostrava lugares pitorescos, mulheres em poses sensuais, cenas do cotidiano, Cristo em suas diversas formas, personagens históricas, cavalos, amigos e sua maior paixão: os palhaços, sempre acompanhado da estrofe de um poema feito pelo pintor:

“Tantas belezas// no mundo// e duvide quem quiser// a mais bela e profunda// é a beleza da mulher”. Com esses versos, Adolpho apresentava o quadro em que retrata uma jovem despida sobre uma cama.

Contava que em uma de suas viagens al mare teve a oportunidade de retratar o corpo da famosa atriz Ava Gardner, com quem que passou vários dias na piscina do navio.

Fez sucesso, no  programa Almoço com as Estrelas, de Aerton Perlingeiro, na TV Tupi, e em Coisas da Praia Grande, de Carlos Couto, na TV Rio, desenhando ao vivo, durante os programas, caricaturas dos artistas e crianças convidadas.

Inegavelmente, foi uma grande figura humana e um excelente artista, que vai fazer falta na cidade.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

2 thoughts on “Adolpho Carvalho, 90, mestre dos pincéis

Comments are closed.

Menu